Prefeitura realiza mobilização para prevenir a hipertensão

777

A Prefeitura de Boa Vista realiza nesta sexta-feira (26), da mobilização para orientar idosos atendidos no projeto Cabelos de Prata sobre a prevenção e os cuidados com a hipertensão arterial. A doença está relacionada diretamente aos hábitos de vida e atinge, principalmente, os idosos. A atividade é alusiva ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 30 de abril.

Nesta quinta-feira (25), os idosos atendidos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro São Pedro, participaram de uma manhã com atividades físicas, verificação da pressão arterial, peso, índice de massa corporal e medição da circunferência abdominal. Também serão realizadas de palestras educativas sobre alimentação saudável, riscos da hipertensão arterial e formas de prevenção e controle da doença. O CRAS do São Pedro funciona na rua Miguel Lupi, no. 45.

Na sexta-feira (26), às 8h30, é a vez dos idosos que integram o projeto Cabelos de Prata do CRAS Nova Cidade participarem da programação. O objetivo é alertar os idosos para a importância de adotar hábitos saudáveis que contribuem para a prevenção e controle da Hipertensão, proporcionando mais qualidade de vida. O CRAS do Nova Cidade funciona na rua Curitiba, no. 372.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, Boa Vista possui mais de 12 mil hipertensos. A maioria com idade superior a 45 anos. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Marcelo de Lima Lopes, é fundamental orientar a população sobre os riscos da hipertensão, ajudando no combate à doença que, em casos mais graves, pode causar até a morte.

“A hipertensão se tornou uma preocupação mundial. É uma doença silenciosa, relacionada principalmente aos hábitos alimentares, que influencia diretamente, na qualidade de vida do cidadão. Uma pessoa que mantém uma vida equilibrada, com prática de atividades esportivas e alimentação mais balanceada, tem muito menos chances de desenvolver a hipertensão”, explicou o secretário.

Ele reforçou que a proposta de trabalhar com os idosos é fundamental para garantir que esse público tenha mais qualidade de vida. “A maioria dos nossos idosos acaba desenvolvendo a hipertensão e os efeitos dessa doença podem ser minimizados com a prática de atividades físicas orientadas e a adoção de uma alimentação saudável. Também é necessário conhecer os sintomas da hipertensão para que seja iniciado o tratamento da doença, evitando seu agravo”, disse o secretário.

Hipertensão – É a doença de maior prevalência entre a população brasileira. Segundo o levantamento Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizado em 2011, a hipertensão arterial atinge 22,7% da população adulta brasileira.

 

A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos como coração, rins e cérebro. Se não for tratada, a hipertensão pode gerar complicações como entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.

Secom:PMBV-RR/foto: ilustrada