Prefeitura organiza ações da campanha de vacinação contra influenza

705

A Prefeitura de Boa Vista está finalizando os preparativos para a campanha de vacinação contra a influenza que será lançada na capital no dia 15 deste mês. A meta é vacinar 80% das pessoas que compõem os grupos prioritários até o dia 26 de abril.

Em Roraima, mais de 124 mil pessoas deverão tomar a vacina que reforça as barreiras do organismo contra a gripe, evitando seus agravos. Boa Vista concentra a maior parcela dessa população e para atender esse público, a Prefeitura disponibilizará doses da vacina em todas as unidades de saúde. Também estão previstas ações específicas com idosos, profissionais da saúde e reeducandos do sistema prisional.

 

“As pessoas que compõem os grupos prioritários precisam se vacinar. É muito importante que haja esse esforço coletivo para garantirmos a saúde dos nossos idosos, gestantes e crianças. A vacina é uma proteção gratuita e evita complicações mais sérias que podem levar até a morte”, explicou a prefeita Teresa Surita.

 

O secretário Municipal de Saúde, Marcelo de Lima Lopes, informou que a estratégia do Município inclui o atendimento aos idosos que participam do programa Cabelos de Prata como forma de incentivar e garantir que esse público seja imunizado. “Diferente de outras vacinas, as doses contra a influenza permanecem nas unidades apenas no período da campanha. Então, é fundamental que a população colabore com esse trabalho e nos ajude a atingir a meta de imunização”, disse.

 

A vacina deve ser aplicada em idosos, a partir dos 60 anos; crianças com idade entre seis meses e dois anos incompletos; profissionais de saúde; gestantes; mulheres em resguardo, com até 45 dias após o parto; indígenas e pessoas com doenças crônicas.

 

A novidade deste ano é a exigência da prescrição médica no caso dos doentes crônicos. “É importante que a pessoa com doença crônica tenha uma prescrição do médico indicando a necessidade da imunização. Essa nova orientação do Ministério da Saúde contribui para o acompanhamento do paciente e para o controle de aplicação da vacina”, esclareceu o secretário.

 

Dia D – A abertura da campanha será realizada no dia 15, às 8h, na Vila Olímpica Roberto Marinho. A partir desta data, as doses já estarão disponíveis em todas as unidades de saúde. No sábado (20), será realizado o Dia D da campanha, com postos de vacinação abertos das 8h às 17h.

Ascom:PMBV/foto:Reynesson Damasceno