Prefeitura oferece mais 500 vagas para cursos técnicos do Pronatec

835

A Prefeitura de Boa Vista realiza nesta quinta (25) e sexta-feira (26), as inscrições para interessados em participar dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Nesta etapa, estão sendo oferecidas mais de 500 vagas em 16 cursos diferentes.

As inscrições serão realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros União e Cauamé. Os interessados devem apresentar os documentos pessoais, RG, CPF, número do NIS (Número de Inscrição Social), para efetuar a matrícula. O CRAS do bairro União funciona na rua Hilda Sobral Guedes, nº 81. O CRAS do Cauamé fica localizado na rua Paraguai, nº 250. O atendimento é das 9h às 17h.

Esta ação faz parte da parceria formalizada com o sistema “S” e Institutos Federais, para oferta de cursos técnicos gratuitos aos participantes dos projetos de transferência de renda, inscritos no Cadastro Único de programas sociais. Para a prefeita Teresa Surita, a parceria é fundamental para facilitar o acesso deste público aos cursos profissionalizantes.

“A maioria das pessoas que atendemos em nossos programas sociais tem baixa renda e com pouca escolaridade. A parceria com o Pronatec permite que eles tenham acesso a cursos profissionalizantes gratuitos, com certificação reconhecida em todo o país, e garantir sua inclusão no mercado de trabalho e melhoria de vida”, afirmou Teresa.

O Pronatec é direcionado à população urbana e rural em situação de vulnerabilidade social com idade entre 16 e 59 anos. O objetivo é ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho dos beneficiários e dependentes dos programas de transferências de rendas por meio da qualificação profissional. O aluno matriculado nos cursos do Senac/Pronatec recebem uma assistência estudantil no valor de R$ 2 por hora/aula, uma ajuda de custo para deslocamentos ou lanches.

Cursos Ofertados – Massagista, cuidador de idoso, cuidador infantil, manicure e pedicure, depilador, padeiro e confeiteiro, salgadeiro, operador de supermercado, cuidador infantil, recepcionista em meios de hospedagem, atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha, vendedor, trabalhador doméstico, auxiliar administrativo, auxiliar de faturamento.

Secom: PMBV/foto divulgação