Prefeitura lança campanha para diagnosticar hanseníase

975

A Prefeitura de Boa Vista inicia no dia 18 deste mês, as ações da Campanha Nacional de Hanseníase, Geohelmintíase (verminoses) e Tracoma que atenderá alunos da rede municipal de ensino com idade entre 5 e 14 anos. O lançamento será às 8h na escola Municipal Raimundo Eloy Gomes, localizada na rua N-11, S/nº, Conjunto Cidadão.

Até o dia 22 de março, mais de mil alunos da escola Raimundo Eloy deverão passar pela triagem. Após este período, mais sete escolas da rede municipal de ensino serão contempladas com a ação. O cronograma segue até o final do ano e a seleção das escolas está sendo feita conforme a faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde e o número de casos de diarreias verificados no bairro. O trabalho será executado em parceria pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e das escolas.

“A participação de Boa Vista nesta ação nacional é importante para fortalecer o trabalho de prevenção realizado nas escolas municipais e contribuir com o desenvolvimento saudável das nossas crianças. Além disso, elas irão se tornar multiplicadoras de informações úteis para toda a família, colaborando com a prevenção dessas doenças”, afirmou a prefeita Teresa Surita.

Ação – Com o slogan “Hanseníase e Verminoses tem cura. É hora de prevenir e tratar”, a campanha tem a finalidade de identificar os casos suspeitos de hanseníase, reduzir a carga parasitária de verminoses e identificar os casos suspeitos de Tracoma em menores de 10 anos, encaminhado os positivos para tratamento. A meta é identificar e tratar 90% dos novos casos de hanseníase e verminoses em crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 14 anos, e tratar no mínimo 80% dos casos positivos de tracoma e de seus contatos.

Ascom/prefeitura/Foto: ilustrada