Prefeitura já vacinou 2.900 animais contra aftosa

652

A Prefeitura de Boa Vista já imunizou 2.900 cabeças de gado contra a febre aftosa em 12 comunidades indígenas da capital. A vacinação tem o objetivo de prevenir a doença e garantir a comercialização dos animais no país, além de fazer o controle parasitário, combatendo a infestação de vermes, moscas e carrapatos.

Nesta sexta (26) e sábado (27), a equipe vacinará o rebanho da comunidade Vista Alegre. O encerramento da primeira etapa da campanha será na comunidade Darora, nos dias 29 e 30. Os técnicos da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (SMGA) já passaram pelas comunidades de Truarú da Cabeceira, Serra da Moça, Morcego, Truarú da Serra, Bom Jesus, Lago Grande, Milho, Aakan, S.R Vicente, Palmeiras, Campo Alegre, Ilha, Vista Nova e Mauixi.

A meta é vacinar cerca de cinco mil animais nas 14 comunidades indígenas. Desde 2007 não é registrado nenhum foco da doença entre o rebanho da região, o que garante a condição de comercialização e consumo da carne bovina, atividade que também é fonte de renda para os indígenas.

“Esta é uma ação importante porque permite o acesso gratuito ao serviço de imunização do rebanho. O gado sadio é garantia de fonte de renda e subsistência para os nossos indígenas, que além de consumirem a carne bovina também comercializam o produto”, explicou a prefeita.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa será realizada no mês de outubro. Durante todo o mês os técnicos da SMGA devem passar novamente pelas 14 comunidades indígenas para aplicar a segunda dose da vacina.

 

Secom:PMBV/foto ilustrada