A Prefeitura de Boa Vista está dando continuidade ao trabalho de limpeza de valas, bueiros e canais da cidade. Os canais do bairro Dos Estados e no trecho da Av. Terêncio Lima até a Sebastião Diniz, já receberam as serviços de capina, varrição e desobstrução com a coleta de lixo. Atualmente, o trabalho é realizado nos igarapés Caxangá, Tiririca e Mirandinha.
O trabalho faz parte da Operação Limpeza da Prefeitura de Boa Vista, que já retirou mais 40 mil toneladas de lixo da cidade. A meta é concluir a limpeza dos corrégos e bueiros antes do período chuvoso. A ação é fundamental para evitar os alagamentos que causam transtorno à população.
O trabalho das equipes também contribui com a preservação das plantas e árvores próximas aos esses canais, evitando o assoreamento. O secretário Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (SMGA), Aldemar Marinho, explicou que o trabalho integra as ações de limpeza emergencial da cidade, contribuindo com a preparação para o período chuvoso.
“Por orientação da prefeita Teresa Surita, incluímos a retirada de lixo dos corrégos e a desobstrução de bueiros no trabalho emergencial de limpeza da cidade. A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas as pessoas também precisam nos ajudar a preservar esses locais limpos. O lixo jogado na rua pode parar nesses locais, causando os alagamentos que geram muitos transtornos à população”, explicou o secretário.
O Superintende de Limpeza urbana, Elionai Leitão, destacou que a nova gestão também regularizou o calendário de coleta de lixo domiciliar. Todos os
bairros da cidade são atendidos três vezes por semana. “Regularizar a coleta domiciliar também é uma forma de garantir que nossa cidade permaneça limpa”, disse.
Ações – A Operação Limpeza foi implantada pela prefeita Teresa Surita para retirar a sujeira acumulada nas ruas e avenidas da cidade. O serviço inclui a retirada de materiais pesados como galhadas e entulhos que é realizado com o auxílio de máquinas, tratores e caminhões. Os bairros também recebem equipes que catam lixo e fazem capina, roçagem e varrição, garantido a limpeza total das ruas. As máquinas pesadas também são usadas para auxiliar na limpeza de valas e bueiros, desobstruindo os canais de escoamento da água para evitar os alagamentos em dias de chuvas.
A limpeza já foi concluída em 22 áreas da capital. As equipes trabalham agora nos bairros Caçari, Mecejana, Caranã, Alvorada, Sílvio Leite, Nova Canaã, Pricumã, Jóquei Clube, Raiar do Sol e São Bento.
Secom/PMBV/foto:Jader Souza