Prefeitura e CONSCENSUL lançam campanha de coleta seletiva em Várzea Alegre

380

A Prefeitura de Várzea Alegre, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o CONSCENSUL – Consórcio Centro Sul, lançou nesta quinta-feira, 25 de novembro, a campanha “Coleta Seletiva a Gente Faz Juntos”, com o objetivo de conservar o meio ambiente, melhorar as condições de vida dos recicladores e catadores de resíduos sólidos, promovendo saúde e qualidade de vida da população.

A programação teve início por volta das 08h da manhã pela Escola Dário Batista Moreno, no bairro Riachinho, tendo sequência na Escola Dr. Pedro Sátiro. Na parte da tarde, a campanha foi lançada nas escolas Antão Leandro, na comunidade de Sanharol, e Maria Anésia, no bairro Grossos.

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), que é presidente do CONSCENSUL, esteve presente em todos os encontros, conversando com as comunidades, destacando a importância de cuidar da natureza.

Ele disse que é importante iniciar a campanha através de palestras para os alunos da rede pública e a sociedade escolar do município, por que eles exerçam dois papéis fundamentais: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a conservação e preservação do meio ambiente.

Ele falou sobre o trabalho dos catadores associados da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre – ASCAMARVA, explicando sobre a importância da associação para agilizar o manejo seletivo e melhorar a geração de renda deles, de forma segura e correta.

Durante o evento foi mostrado em vídeo a rotina de trabalho do catador varzealegrense, Evandro de Sousa, no lixão localizado na entrada do sítio Capão, zona rural de Várzea Alegre, destacando os riscos aos quais esses trabalhadores estão expostos.

Na sequência foram mostrados os benefícios que a implantação da coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos sólidos proporcionarão aos trabalhadores e à população de forma geral.

Zé Helder explicou também que haverá a coleto do lixo normal, e essa coleta seletiva que terá um caminhão com rota e calendário exclusivos para coletar os materiais recicláveis selecionados pela população.

Esses materiais não irão mais para o lixão, mas para Ecopontos ou PEVs – Pontos de Entrega Voluntária. Zé Helder destacou que a natureza pede socorro, não suporta mais agressões e que materiais que lançados na natureza levam até 400 anos para se decomporem. Com a coleta seletiva, esses matérias serão reaproveitados, gerando novos materiais e renda para os trabalhadores do setor. Esses pontos serão implantados em locais estratégicos da cidade.

Zé Helder ainda destacou o projeto de construção de um aterro sanitário em Várzea Alegre, que já tem verba assegurada, com apoio do deputado federal Domingos Neto (PSD), no valor de R$ 4,8 milhões. Para construção do aterro sanitário, uma área de aproximadamente 70 tarefas de terra foi adquirida pelo município, com as devidas desapropriações, no sítio Mocotó, na zona rural, distante cerca de 12km da cidade.

Segundo Zé Helder, a campanha de coleta seletiva inicia em Várzea Alegre e se estenderá aos demais oito município da região – Baixio, Cedro, Granjeiro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari.

Além do prefeito Zé Hélder, estiveram na linha de frente dos eventos de lançamento da campanha o secretário de Meio Ambiente, J. Marcílio, o superintendente do CONSCENSUL, André Wirtzbiki, a coordenadora do AJA – Agente Jovem Ambiental, Denise Sousa e Alan de Sousa – presidente da ASCAMARVA.

A programação tem continuação durante a semana, conforme a seguinte agenda:

Data: Sexta, 26 de novembro

07:30 – Escola José Correia

09:00 – Em aberto

13:30 – Escola Figueiredo Correia

15:00 – Em aberto

Data: Segunda, 29 de novembro

08:00 – Saúde (ACS, ACE, Diretores e Gerentes)

Local: Auditório da Escola Dr. Pedro Sátiro

14:00 – Escola Profissionalizante Dr. Iran Costa

Data: Terça, 30 de novembro

08:00 – Escola Maria Afonsina

14:00 – CDL, Vereadores, Catadores e Secretarias Municipais

Local: Câmara dos Vereadores

Autor: Da redação com ascom/Foto: Fábio Oliveira