O mutirão de catarata, realizado pela prefeitura de Iguatu, através da secretaria de saúde, continua devolvendo a visão a pessoas que viviam com a patologia nos olhos.
Neste sábado (26/08), mais um mutirão de cirurgias e exames especializados em Iguatu, na Policlínica.
Foi um final de semana de muito trabalho e ansiedade. A sala de espera da Policlínica estava lotada com pacientes que aguardam pela sua cirurgia de catarata a anos, e em cada um deles era possível notar a esperança em saber que em poucos minutos poderiam recupera a visão e enxergar a vida de outra maneira com a auto- estima elevada.
De acordo com o prefeito Ednaldo Lavor a meta estabelecida pela equipe médica foi cumprida a risca e os pacientes conseguiram ser operados dentro do previsto e com toda a tranquilidade e segurança. “Esses mutirões veio para melhorar o fluxo de atendimento no que se refere à cirurgia de cataratas. Havia pessoas aguardando há anos e tiveram o procedimento adiantado através desse mutirão” disse Ednaldo Lavor.
O secretário de saúde Marcelo Sobreira e sua equipe estiveram na Policlínica para acompanhar o mutirão. “Só podemos declarar felicidade por um momento como este em que estamos acabando com a fila de espera da catarata e devolvemos qualidade de vida a tantas pessoas. Muitos irão dizer que era obrigação, mas para quem realizou um procedimento de anos que era obrigação dos gestores passados e não fizeram, agradece este momento” destacou o secretário.
Depois de muito sofrer com as dificuldades trazidas pela vista embaçada, dona Maria Aparecida da Silva, era só alegria minutos antes da cirurgia. “Estou aliviada e muito feliz, essa cirurgia foi uma coisa encaminhada por Deus para a minha vida. Quero agradecer o prefeito Ednaldo Lavor, secretário Marcelo Sobreira e os médicos” disse dona Maria.
Após o procedimento, todos os pacientes recebem um kit com colírio e óculos e ainda tem seu retorno garantido após 7 ou 15 dias após a realização da cirurgia de catarata .
Devolvendo a visão
Iniciativa beneficia pacientes que estava há mais de cinco anos na fila de espera pelo procedimento. Graças à ação, da gestão “Prefeitura de um Novo Tempo”, do prefeito de Iguatu Ednaldo Lavor (PDT), vice-prefeito Marcos Sobreira, através da secretaria de saúde, pacientes praticamente cegos voltaram a enxergar depois da cirurgia. A catarata é uma doença grave que afeta diretamente a lente natural dos olhos.
Sobre a doença
A catarata é a alteração do cristalino, uma das principais lentes do olho, onde a imagem é focalizada. Essa lente fica mais opaca com o envelhecimento natural do organismo. A perda da transparência dificulta a chegada da luz à retina e a visão diminui. O avançar dessa condição transforma-se em catarata.
A catarata afeta mais de 46 milhões de pessoas e é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a maior causa de cegueira reversível do mundo e pode ser congênita ou adquirida. O único tratamento é por meio de intervenção cirúrgica.
Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Divulgação