Prefeitura de Fortaleza segue com vacinação contra influenza nos terminais de ônibus até 30 de junho

126
As doses são destinadas a toda a população acima de seis meses de idade. O objetivo é facilitar o acesso e ampliar a cobertura vacinal.

A Prefeitura de Fortaleza dá continuidade à estratégia de vacinação descentralizada entre os dias 25 e 30 de junho, com a aplicação do imunizante contra a influenza nos terminais de ônibus dos bairros Parangaba, Conjunto Ceará, Antônio Bezerra, Lagoa e Papicu. A vacinação ocorrerá das 10h às 12h, para pessoas a partir de seis meses de idade que ainda não receberam a dose neste ano.

A oferta da vacina em espaços de grande circulação busca facilitar o acesso da população, ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção coletiva contra doenças imunopreveníveis. Além dos terminais, o imunizante está disponível nos 134 postos de saúde da capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos fins de semana e feriados nas unidades dos bairros São João do Tauape (Geraldo Madeiro Sobrinho – Pio XII) e Edson Queiroz (Mattos Dourado), das 8h30 às 16h30.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. O imunizante protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. A dose pode ser administrada junto com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

A secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, destaca a importância da descentralização. “Estamos trabalhando continuamente para facilitar o acesso da população às vacinas, levando os pontos de imunização para locais de grande circulação. A descentralização das ações é fundamental para que mais pessoas possam se proteger de forma prática e segura”, reforça.

Balanço

Desde o início das ações itinerantes, até está terça-feira (17/06), mais de 29 mil doses já foram aplicadas em shoppings, drive-thru e espaços de grande circulação, sendo mais de 14 mil delas exclusivamente contra a gripe.

Até 15 de junho, Fortaleza já havia vacinado um total de 438.889 pessoas contra a influenza, sendo 273.691 (26%) pertencentes ao público prioritário da Campanha Nacional de Vacinação.

Campanha 2025

A campanha de vacinação contra a gripe iniciou na Capital em 1º de abril. Os primeiros a receberem a dose foram os grupos de maior risco, como crianças, idosos e gestantes, entre outros. A partir do dia 20 de maio, a vacinação foi liberada para toda população a partir de seis meses de idade.

Conforme estabeleceu o Ministério da Saúde (MS), a partir deste ano, a vacina contra a influenza passa a ficar disponível nos postos de saúde de forma permanente, além das campanhas sazonais. O imunizante agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), garantindo proteção permanente para esses públicos.

Cronograma de vacinação nos terminais de ônibus
Horário: 10h às 12h
25/06 (quarta-feira) – Terminais Parangaba e Conjunto Ceará
26/06 (quinta-feira) – Terminal Antônio Bezerra
27/06 (sexta-feira) – Terminal Lagoa
30/06 (segunda-feira) – Terminal Papicu

Autor: Da redação com ascom/foto: ascom