Prefeitura de Caucaia realiza curso gratuito de rédeas animal para pequenos produtores

90

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o Sinrural, a Federação da Agricultura e com Sistema Faec, realizou, entre os dias 12 a 15 de março, uma capacitação de rédea de equinos (cavalos), com duração de 32 h/a. O curso ocorreu na localidade Mirambé, na propriedade “NuRancho”.

O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR) de Caucaia, Sebastião Conrado, comentou que a meta deste curso e de outros realizados pela SDR é a formação de mão-de-obra. Principalmente por conta de um mercado que se fortalece e cresce a cada dia, valorizando o conhecimento e a especialização em setores importantes para o crescimento e desenvolvimento da zona rural de Caucaia. “Desde o início dessa gestão, nossa preocupação é capacitar as pessoas, formar essa mão-de-obra especializada para segmentos fortes em parcerias com o Senar. Lembrando que Caucaia conta com um dos maiores rebanhos equinos do Ceará, com 35% do estado”, explicou.

Essa foi a segunda edição do curso de rédeas para cavalos na cidade. A primeira ocorreu em setembro de 2023, nas comunidades do Feijão e Várzea do Meio. “Nesse curso, contamos com alunos que já têm experiência com cavalos; e outros que vão contar com o primeiro contato com o animal. Todos querem conhecer, se especializar e se capacitar neste seguimento, e para isso buscamos repassar e ensinar as técnicas para que saiam preparados para atuarem nesse setor”, explicou Rafael.

Ainda de acordo com o instrutor, como obter o controle do animal e como passar confiança ao cavalo foram alguns dos tópicos abordados. “Essa fase é fundamental para se formar uma base sólida no treinamento para a realização das mais diversas manobras e da sua precisão no controle do cavalo”, explica Rafael. O cavaleiro precisa ainda saber como vai se portar e agir sob diversas circunstâncias. “Daí a importância da confiança que deve haver entre eles”, finalizou o instrutor.

Autor: Da redação com ascom/foto: divulgaçao