Despejar entulhos nas calçadas e nas ruas é maléfico para a própria comunidade.
Em Caucaia tem sido registrado um grande acúmulo de lixo em várias ruas e avenidas. Uma delas é a avenida Dom Lustosa e integração, nesse Sábado (13/05), a prefeitura de Caucaia intensificou a limpeza pública em vários pontos de descarte irregular de resíduos sólidos.
De acordo com o prefeito de Caucaia Vitor Valim, são coisas simples como não depositar lixo e entulho em locais impróprios, “Mas a população não entende, mesmo sabendo que jogar lixo na rua, terrenos baldios ou em locais inapropriados, é necessário que o cidadão ajude na conservação.” Destacou Valim.
Cultura do Lixo
Precisamos criar uma nova cultura em Caucaia em relação ao lixo. As pessoas devem entender que despejar entulhos nas calçadas e nas ruas é maléfico para a própria comunidade. Se prefeitura de Caucaia não tem o Comitê Gestor de Limpeza Urbana, que se criei para ajuda com ideias e soluções.
Empresa
A coleta de lixo é feita pela empresa EcoCaucaia, do Grupo Marquise, que recebe repasse financeiro mensal da Prefeitura para executar o serviço.
População pode e deve colaborar
Para contribuir com a segurança desses trabalhadores, a população pode e deve colaborar. Objetos cortantes, como cacos de vidros, devem ser embrulhados em jornais ou revistas, ou mesmo em papelão, antes de serem depositados nos sacos plásticos comuns.
Consciência
Utilizar embalagens “pet” ou “tetra pak” também pode ser uma opção para isolar esse tipo de objeto do lixo comum. Outra dica é sinalizar, em local visível, que na caixa ou no saco de lixo existem objetos cortantes. É um cuidado simples com as pessoas que trabalham pelo bem-estar de toda a população. Todos deveriam ter essa consciência.
Consequências do lixo nas cidades
Além de proporcionar condições para alagamentos, por meio da obstrução das redes de esgoto e dos rios, o descarte incorreto do lixo é responsável por gerar uma série de transtornos, que vão da poluição visual ao aumento dos gastos com limpeza urbana. O problema também contribui para a proliferação de doenças associadas ao mal armazenamento do lixo, o que leva ao aumento dos gastos com saúde.
Autor/Fotos; Rogério Ribeiro