Prefeitura de Boa Vista adere ao movimento Hora do Planeta

384

A prefeita Teresa Surita formalizou a adesão do município ao movimento global pela preservação ambiental Hora do Planeta, organizado pela WWF (Fundo Mundial para a Natureza, na tradução para o português). A capital Boa Vista participará oficialmente da ação que tem como objetivo sensibilizar a população mundial sobre a necessidade de preservar os recursos naturais, combatendo desperdícios e adotando hábitos sustentáveis que contribuem para manutenção da vida na Terra. O ato simbólico também demonstra a preocupação em frear o aquecimento global.

A Hora do Planeta 2013 será realizada neste sábado (23), das 19h30 às 20h30, horário local. Durante uma hora, a Prefeitura manterá apagadas as luzes do Monumento aos Garimpeiros, Bosque dos Papagaios, Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo e Vila Olímpica Roberto Marinho. Os locais foram escolhidos por sua importância como ícones da cidade, representando aspectos da história, cultura e desenvolvimento urbano de Boa Vista.

“A participação de Boa Vista nesse movimento global é importante para envolvermos nossa população na luta pela preservação do planeta. Esse ato simbólico demonstra o quanto a união de esforços traz resultados positivos. Cuidar do planeta e da nossa cidade é papel de cada cidadão e podemos fazer isso através de hábitos simples como descartar o lixo corretamente e evitar o desperdício de energia. Se trabalharmos juntos nesse objetivo, viveremos com mais tranquilidade e com a segurança de um futuro melhor para as próximas gerações”, disse a prefeita Teresa Surita.

A prefeita destacou que a escolha dos pontos onde o ato simbólico será realizado também atende a disposição geográfica da cidade, como forma de mobilizar toda a população para aderir ao movimento, apagando as luzes de suas casas. “O Monumento aos Garimpeiros e a Igreja Matriz são pontos turísticos centrais. A Vila Olímpica é um grande complexo que construímos para a formação de novos atletas, oferecendo às famílias que vivem na zona oeste da capital, a oportunidade de desenvolvimento por meio do esporte. E o Bosque dos Papagaios é a maior reserva natural do Município, símbolo da nossa preocupação com o meio ambiente. Ao apagar as luzes desses locais incentivamos que as pessoas façam o mesmo”, frisou.

Faça sua parte – Contribuir com a Hora do Planeta é simples. Na data e horário marcado, basta apagar as luzes da sua residência, reduzindo o consumo de energia. Mas este é apenas um ato simbólico. Contribuir com o planeta exige a adoção de hábitos diários simples que fazem a diferença como desligar luzes de ambientes que não estiverem em uso, reduzir o tempo do banho com chuveiro elétrico, tirar da tomada eletrodomésticos que usam o modo stand by, organizar a roupa suja e limpa para lavar e passar a maior quantidade possível de uma só vez e comprar eletrodomésticos que apresentem o certificado de eficiência no consumo de energia.

Ascom/PMBV/Foto: Reynesson Damasceno