Com o tema “QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS. REFORMA URBANA JÁ!”
A conferência tem como finalidade discutir os problemas das cidades com vistas às discussões a níveis estaduais e federais. No Decreto Municipal assinado pelo prefeito Moacir Mota (PR), convocando a 5 ª conferência, sendo realizada pela prefeitura municipal por meio da Secretaria do Trabalho e Promoção Social.
Definir as diretrizes que vão orientar os investimentos nas cidades de forma integrada, ou seja, pensar o desenvolvimento das cidades levando em conta todos os seus aspectos. Este é um dos principais objetivos da 5ª Conferência Municipal das Cidades, aberta na manhã desta quinta-feira (14), pelo prefeito Moacir Mota e presidida pela Secretária da SEMTRAPS, Gleyce Moraes, de acordo com o prefeito “Este é um momento de participação da sociedade para que juntos possamos pensar e planejar o desenvolvimento da nossa cidade. Juntos, vamos definir o futuro de Amajari”, afirma Mota.
Conforme estabelece o edital nacional, atendendo ao percentual de participação para cada segmento, com representantes do poder público, movimentos populares, sindicatos de trabalhadores, das entidades profissionais e acadêmicas.
A Conferência
O evento é etapa local da 5ª Conferência Nacional das Cidades, previsto para acontecer entre os dias 20 e 24 de novembro, em Brasília. A convocação atende à resolução do Conselho Nacional das Cidades, órgão vinculado ao Ministério das Cidades, do Governo Federal. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”, a Conferência reuniu diversos setores da sociedade para discutir a Política e Sistema Municipal de Desenvolvimento Urbano, assim como definirá prioridades de ação a serem propostas ao Governo Federal. Durante o evento, também serão eleitos os delegados representantes do município de Amajari para a etapa nacional da atividade.
A Conferência foi presidida pela Secretária da SEMTRAPS, Gleyce Moraes, pela Secretária de Educação Anabel Mota. “O nosso desejo é construir uma política urbana voltada para os anseios do povo, sobretudo, com planejamento participativo. O desafio da Conferência é aprofundar esse debate e construir um conjunto de prioridades que foque, especialmente, saídas para as questões da habitação, da regularização fundiária e do desenvolvimento em nossa cidade”, aponta Gleyce Mores.
A programação foi composta por ato público, painéis, grupos de debate e plenária final, destacando as discussões para a garantia do direito à cidade e da gestão democrática da política de desenvolvimento urbano de Amajari.
Serviço
Instalação da comissão preparatória da 5ª Conferência Municipal das Cidades
Data: 14/03/2013
Hora: 14h30
Local: Centro de Referência e Assistência Social – CRAS (Rua Santa Luzia, s/n – Vila Brasil)
Informações: (95) 3593-1047 (Prefeitura Municipal de Amajari)
Da redação com informações do Amajari Revela/Foto: Isaias Amaral