O município está cumprindo às exigências dos professores e dos servidores e estamos abertos ao diálogo.
No Brasil, o professor, em qualquer nível ou região, não recebe salário compatível com a sua importância e necessidade social. Os professores do ensino básico são aqueles que recebem os piores salários. Na rede federal, os salários são melhores. Nas redes estaduais e municipais são, em geral, lamentáveis.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em virtude da paralisação de alguns professores e servidores da Escola Municipal Iêda da Silva Amorim, nesta terça-feira (05/11), esta gestão vem a público esclarecer aos pais de alunos da referida unidade escolar que todas as providências já foram tomadas para garantir o direito constitucional de “Educação: direito de todos e dever do Estado”.
Neste sentido passamos a esclarecer a nossa sociedade de Amajari.
A Prefeitura Municipal de Amajari acredita na legitimidade de qualquer manifestação oriunda dos segmentos existentes e competentes de nosso município. A questão de falta de pagamento referente ao mês de agosto e setembro reivindicado pelos professores e servidores que provocaram a paralização não procede, pois esses pagamentos já foram pagos, o atraso de pagamento é apenas do mês de outubro que será pago o próximo dia 10/11, com o repasse do FPM. “Apesar de legítima, não é justificada, tendo em vista que a reivindicação não procede”.
Temos consciência que os funcionários da Prefeitura têm o direito de debater, se manifestar e lutar por seus interesses. Pois são eles que melhor devem servir a população de Amajari.
Com relação à visita da chefe de gabinete, Mitis Mota na unidade escolar, ela foi apenas averiguar o que estava acontecendo para que tomadas as devidas providências cabíveis, em nenhum momento foi com intenção de intimidar professores ou servidores isso eu não aceito.
Diante dessas informações, cumpre esclarecer que o Município cumpriu com sua parte e sempre esteve aberto ao diálogo e em nenhum momento deixou de se preocupar com a valorização dos servidores. Os anseios da categoria merecem atenção especial e devem ser discutidos amplamente, com respeito e notável consideração.
Todavia, a Administração somente pode agir com observância fiel ao seu princípio basilar que é o Princípio da Legalidade. Em outras palavras, o administrador, só pode fazer o que a lei permite.
Portanto, o posicionamento da Prefeitura Municipal de Amajari, é de dispor a liberdade para os funcionários se manifestarem, de discutir acerca das necessidades reivindicadas e buscar a melhor solução para todos envolvidos.
Paralelamente, se faz acrescentar que as necessidades são muitas, mas os recursos são limitados, razão pela qual o Município deve planejar a prioridade de suas políticas públicas educacionais, sempre em atendimento ao interesse público.
Ciente da minha responsabilidade como gestor e dos senhores (as) como pais e mães, encaminhem seus filhos a escola, pois faremos tudo que estiver ao nosso alcance para garantir a normalidade das aulas e a reivindicação dos professores e servidores.
Samu
A equipe de funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no município de Amajari, região Norte do Estado, reclama do atraso de pagamento de seus salários há dois meses.
Na tarde desta terça-feira (05/11), o prefeito de Amajari, Moacir Mota, esteve pessoalmente conversando com a coordenadora regional do Samu, na oportunidade o gestor cobrou o repasse de verba. “Alguns convênios são tripartiste, dependem do governo federal e estadual. O atraso é de um mês devido à falta de repasse” afirmou o prefeito.
Tepequém
O prefeito municipal de Amajari, Moacir Mota (PR), atendendo as reivindicações dos moradores do Tepequém, solicitou do Comandante geral da Policia Militar do estado de Roraima, coronel Edson Prola, policiamento preventivo e que fosse disponibilizado uma viatura para auxiliar no combate a violência, e ainda pediu que houvesse uma atenção maior para com o município de Amajari nas ações de combate as drogas. “Não podemos deixar que o nosso município vire terra sem lei. Estamos atentos aos fatos e queremos soluções que impeçam a ação desses delinquentes no nosso município”
Também visitou outras repartições do Estado em busca da liberação de recursos que o ajudem em politicas de desenvolvimento e na reconstrução município. Na oportunidade a prefeitura municipal de Amajari, se comprometeu em ceder um prédio para a delegacia de policia.
Concurso Público
Para acabar com os contratos temporários e suprir a falta de professores e pessoal de apoio nas unidades escolares, a Prefeitura Municipal de Amajari, pretende realizar concurso público, um estudo esta sendo realizado.
Gabinete do Prefeito.
Ascom; Prefeitura Municipal de Amajari