Trabalhar e cuidar das pessoas tem sido uma das metas da atual gestão da Prefeitura de Boa Vista que vem reestruturando, por meio de parcerias e convênios, todas as áreas da cidade. Por meio de convênio com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o Município adquiriu 62 máquinas e equipamentos agrícolas e rodoviários. A ação vai contribuir com o desenvolvimento econômico da capital, aumentar da produção agrícola e melhorar a infraestrutura da cidade.
Na manhã desta sexta-feira (22), os maquinários foram repassados às Secretarias de Gestão Ambiental (SMGA) e de Obras e Urbanismo (SMOU). De acordo com a prefeita Teresa Surita a aquisição significa um avanço importante para Boa Vista. “Estamos construindo uma nova Boa Vista, esses novos equipamentos irão auxiliar na manutenção das nossas ruas e avenidas, executando os serviços de Tapa Buracos com mais qualidade, evitando transtornos à população, e ainda desenvolver a produção agrícola nas comunidades indígenas e projetos de assentamentos”, destacou a prefeita.
O convênio com a Suframa para aquisição dos equipamentos teve a parceria do senador Romero Jucá, que reafirmou a disposição em ajudar na captação de recursos para reestruturar a cidade novamente. “Essa é a maior entrega de máquinas que Boa Vista recebe e vai beneficiar várias famílias na produção agrícola e ainda recuperar a infraestrutura da cidade. Fico feliz em contribuir com esse trabalho”, afirmou o senador.
Segundo o secretário adjunto de Obras e Urbanismo, Ubirajara Magalhães, os equipamentos devem começar a serem utilizados de imediato. “Já vamos intensificar a operação Tapa Buracos, atendendo o plano de trabalho da prefeita em melhorar as ruas e avenidas da idade”, disse.
A meta da Prefeitura é dar suporte e assistência técnica rural às terras indígenas e rurais. A Secretaria de Gestão Ambiental atende pequenos produtores com a mecanização de algumas áreas produtivas nos projetos de assentamento Nova Amazônia e Truaru. “Mais de 500 famílias de agricultores, que trabalham com hortas comunitárias, e pequenos agricultores serão beneficiados com a aquisição desse maquinário. A modernização do parque agrícola garantirá o aumento na geração da renda e mais empregos”, explicou o secretário municipal de Gestão Ambiental, Aldemar Marinho.
Equipamentos – Ao todo 62 veículos foram adquiridos: quatro caçambas trucadas, quatro calcareadoras para cinco toneladas, caminhão baú com capacidade operacional de 22 toneladas, quatro carretas com capacidade de 6.000 quilos, três carretas para três toneladas, cinco grades aradoras com controle hidráulico, seis grades niveladoras com 42 discos, máquina trituradora, retroescavadeira com tração nas 4 rodas, quatro semeadoras de grãos, seis tratores de 105 cavalos com tração nas quatro rodas, quatro tratores de 50 cavalos, cinco caminhões caçamba, compactador liso, espargidor, três grades aradoras, melosa, retroescavadeira, rolo compactor/pneu, quatro tratores 105 cavalos, usina de asfalto com capacidade de produção de 80ton/h e caminhão pipa.