Prefeito Roberto Cláudio entrega Parque da Longevidade

75

A iniciativa é uma parceria público-privada firmada com a FCM Comercial Ltda e WR Engenharia

O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta sexta-feira (02/10), o Parque da Longevidade Fernando Dias Macêdo. A iniciativa é uma Operação Urbana Consorciada (OUC) do Sítio Tunga, fruto de uma parceria público-privada firmada com a FCM Comercial Ltda e WR Engenharia. A iniciativa revitalizou uma área com cerca de quatro hectares, resultando em ganho de área verde para a Fortaleza e beneficiando os moradores do bairro Luciano Cavalcante e adjacências com uma nova opção de lazer, convivência e práticas esportivas, com ciclovia, academia ao ar livre, quadra de futebol, quadra de vôlei e playground.

Além disso, o local também recebeu um espaço destinado para o lazer dos pets. Para a realização do projeto, foi investido aproximadamente R$ 1 milhão, pago como contrapartida da empresa parceira. A parceria, prevê, ainda a manutenção do equipamento pelos próximos 10 anos.

Como parte do convênio da OUC Sítio Tunga, além do Parque da Longevidade, já foi entregue à população a nova Avenida Professor Gerardo Rodrigues de Albuquerque (prolongamento da Avenida Bolivar Pinto Madeira), que viabilizou a importante ligação entre os bairros Jardim das Oliveiras e Luciano Cavalcante, contemplando aplicação de asfalto, sinalização de trânsito vertical e horizontal, ciclofaixa bidirecional, canteiro central, nova iluminação, passeio, paisagismo e drenagem. Coube à Prefeitura, dentro da parceria público-privada, viabilizar a adequação dos parâmetros urbanísticos, permitindo a construção de um empreendimento residencial multifamiliar.

Conforme Roberto Cláudio, dos 42 mil metros quadrados do parque, 22 são área de preservação garantidos por Lei. “Além disso, fizemos toda uma urbanização nesta área, o que envolveu calçadão, acessibilidade, iluminação e um conjunto muito bacana de lazer e esportes. O mais importante é ver toda essa área ocupada, sendo que antes era esquecida. Agora a população ganha um espaço para usufruir”, disse.

“Vemos resultados urbanísticos, ambientais e sociais. Quando temos um espaço público como este, temos a possibilidade de emprego e renda, segurança pública e vitalidade urbana nesta área que não é tão priorizada na cidade. Este parque em um local mais distante do Centro urbano e financeiro traz movimento e oportunidade para as pessoas que aqui moram”, afirmou a titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz.

O diretor de engenharia da WR, Ricardo Filho, comentou que as parcerias público-privadas são o que há de mais moderno em termos urbanísticos. “Esta foi uma iniciativa para incentivar a capacidade da iniciativa privada para agregar e trazer benefícios para o Município. Além do parque, também realizamos a execução da avenida, com fiação embutida, faixas largas e ciclofaixas, em um conceito moderno que a Prefeitura já vem trabalhando muito bem. Para nós é só orgulho de participar deste projeto”.

 Autor: Da redação com ascom/Fotos: Divulgação