Prefeito Roberto Cláudio anuncia capacitação de novos médicos e reforço nos postos de saúde

77

Em vídeo nas redes sociais, Gestor também confirmou a abertura de 42 novos leitos de UTI no IJF2 até a próxima semana

O prefeito Roberto Cláudio anunciou, na noite desta terça-feira (24/03), em vídeo nas redes sociais, as novas medidas para o enfrentamento à Covid-19 em Fortaleza. Segundo o Gestor, 75 novos médicos irão reforçar as equipes dos postos de saúde da Capital. Todos passaram por capacitação do Programa Médico Fortaleza, uma parceria do Município com o Governo do Estado, e execução da Escola de Saúde Pública (ESP).

“Esses profissionais já vão trabalhar a partir desta quinta-feira (26/03). São 75 novos médicos para o Programa Saúde da Família (PSF)”, disse o Prefeito, que anunciou, ainda, a abertura de 42 novos leitos de UTI no IJF2. “É para aqueles pacientes do coronavírus que acabam desenvolvendo sintomas respiratórios mais graves e, pelos fatores de risco, precisam ser entubados. Já abrimos 10 novos leitos de UTI no IJF2 nesta segunda-feira (23/03) e outros 42 leitos devem ser abertos na próxima semana. A meta de ter 175 leitos até maio está mantida, mas antecipamos a primeira etapa”, confirmou.

Roberto Cláudio destacou também o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), essencial para fazer o transporte sanitário de pessoas que apresentam a doença. “Os pacientes diagnosticados precisam de transporte seguro para irem aos locais onde serão atendidos. Quem faz esse transporte é nossa equipe do SAMU que está com a frota completa. Inclusive hoje, autorizamos mais uma UTI móvel para facilitar o transporte sanitário”, informou.

Durante a transmissão, o Prefeito ressaltou que vem fazendo reuniões, desde o início da semana, por meio de videoconferência, com instituições públicas e privadas, com o governador Camilo Santana e diversos grupos da Prefeitura. Ele também avaliou ações que começaram recentemente como a entrega dos kits alimentares escolares, a vacinação em casa, que ganhou destaque na imprensa nacional, assim como a vacinação em drive-thru. “Também avaliamos bem os serviços essenciais da Prefeitura que continuam funcionando, entre eles o transporte público, que passou a utilizar a frota reserva”, ressaltou.

O Prefeito agradeceu aos diversos profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente no combate à Covid-19 e ressaltou a importância do cumprimento do isolamento social. “A melhor forma da gente enfrentar o vírus é prevenir através do isolamento social. Ainda temos pessoas circulando e é importante dizer que mesmo pessoas saudáveis podem ser agentes transmissores. E os idosos vão pagar esse preço em virtude de um comportamento que não é solidário. Cada um de nós precisa ser agente de promoção da saúde pública na cidade de Fortaleza”, finalizou.