Prefeito Naumi Amorim participa do lançamento do Censo escolar 2017

939

Estudos começam nesta quarta e serão concluídos ainda em junho

  Lançado oficialmente pela Prefeitura na manhã desta terça-feira (6/6), o Censo Escolar 2017 será feito em Caucaia durante todo o mês de junho. Dez técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SME) e equipes da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 1 (Crede-1) começam as pesquisas de campo já nesta quarta-feira (7/6).

Todas as 139 escolas públicas municipais e todos os 47 anexos educacionais de Caucaia serão avaliados. O levantamento tem diretrizes estabelecidas anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e vai resultar em importantes informações sobre a Educação Básica do Brasil, já que também contempla dados sobre alunos e professores.

Caucaia tem 57.832 estudantes, conforme balanço da Secretaria Municipal de Educação (SME). É a segunda maior rede pública de ensino municipal do Ceará, menor apenas do que a de Fortaleza. Com o Censo, análises, diagnósticos e planejamentos do sistema poderão ser melhor elaborados pela nova gestão da cidade. “O resultado desse estudo tem impacto direto, por exemplo, na quantidade de dinheiro que nosso município recebe do Governo Federal. Por isso, os dados têm que ser precisos”, explicou o prefeito Naumi Amorim.

Segundo a secretária de Educação Lindomar Soares, o momento é impar para o município por reunir diretores, secretários escolares e representantes estaduais em torno de uma mesma causa. “O Censo é a bússola, a linha norteadora do financiamento para definição de políticas públicas voltadas para a educação. O Censo deve ser correto, com dados fidedignos que estimulem o aumento das matrículas”, pontuou Lindomar.

De acordo com a coordenadora do Censo Escolar da Seduc, Erika Nogueira, o estudo precisa que ser executado com muito cuidado e dedicação. “É através do Censo que nós vamos perceber como está a educação do Brasil, do Ceará, e de Caucaia”, resumiu.

AUMENTO SALARIAL

Além de destacar a importância do Censo Escolar, o prefeito Naumi Amorim fez um importante anúncio. Ele revelou que os membros dos núcleos gestores das escolas municipais receberão aumento salarial de 10% a 30%.

O projeto será enviado à Câmara de Vereadores para análise e votação.

Autor: Da redação com Ascom/Prefeitura/Fotos: Lael Semente