Prefeito Naumi Amorim abre programa de residências; Caucaia recebe 25 novos profissionais

1065

Quase um ano após a chegada da primeira turma de residentes do município, Caucaia celebra um novo momento para a formação de médicos e outros profissionais da saúde. Na tarde desta segunda-feira (26/3), o prefeito Naumi Amorim recebeu 25 residentes para as turmas dos programas de Residência Integrada em Saúde (RIS), Residência em Medicina de Família e Comunidade e Residência de Psiquiatria em Rede com estágio no município.

A solenidade de abertura dos programas aconteceu na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Antônio Valmir da Silva, no Centro da Sede. “Os caucaienses estão começando a se sentir prestigiados e nós queremos oferecer um serviço acolhedor e cada vez melhor a eles. Estamos satisfeitos e agradecidos pela vinda de vocês. Caucaia está de portas abertas e nós, da gestão, estamos de mãos dadas nesse trabalho”, disse Naumi.

A vinda dos programas de pós-graduação para Caucaia é resultado de parceria da Prefeitura com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). O convênio foi responsável por viabilizar a primeira turma do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade em Caucaia, em abril de 2017.

Agora, outro importante programa passa a ser desenvolvido no município: a Residência Integrada em Saúde (RIS) com ênfase em Saúde da Família e Comunidade, Saúde Coletiva e Saúde Mental Coletiva. O programa de pós-graduação tem caráter multiprofissional e vai receber 15 profissionais de diversas áreas da saúde durante o período letivo de 2018-2020.

Sob supervisão de preceptores, os estudantes vão atuar em Unidades Básicas de Saúde e em equipamentos como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro de Caucaia e da Jurema.

“Colocar essa residência aqui é um investimento a curto, médio e longo prazo. A equipe toda está tendo a oportunidade de inovar, se colocando como educadores e educandos”, destacou a coordenadora da RIS, Amanda Frota.

A representante da ESP ainda enalteceu a importância da interação entre as turmas para a troca de conhecimentos. “A RIS está fazendo cinco anos e esta é a primeira vez que chegamos em um município junto com outras residências”, completou.

Já a Residência Médica em Psiquiatria se deu pela transferência de seis estudantes que atuavam em outra cidade. Eles já iniciaram suas atividades e estão estagiando em equipamentos municipais desde fevereiro.

“As residências que estamos implantando em Caucaia estão voltadas para a educação em serviço, sendo uma modalidade diferenciada de formação e qualificação que favorece o encontro entre conhecimentos teóricos e práticos e, sobretudo, a articulação entre a academia e os serviços para produção de ciência. Através desse projeto de residência, estamos recebendo dezenas de profissionais de saúde de altíssimo nível técnico, o que contribuirá muito na mudança de práticas de atenção à saúde dos caucaienses”, avalia o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Moacir Soares.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Ascom