O prefeito de Amajari, Moacir Mota (PR), se reuniu na manhã desta terça-feira (04/06), com a Diretora Presidente da Companhia Energética de Roraima –CERR, Conceição Escobar, Diretor Técnico, Luiz Terêncio de Oliveira Teles, Diretor Comercial,Carlos Augusto Matos de Carvalho.
Na oportunidade, Moacir Mota (PR), informou a situação precária em que recebeu o município, com muitas dividas deixadas pela gestão passada e inadimplência “Precisamos ter um entendimento, para que o parcelamento seja em longo prazo, já que a maioria dos débitos está relacionada às gestões anteriores”, enfatizou o prefeito. A direção da CERR se prontificou a fornecer todos os débitos dos prédios do município e na ocasião parabenizou o prefeito Moacir Mota. A presidente da CERR, Conceição Escobar, informou que a companhia atende a 181 localidades. “A Cerr é uma das três empresas do setor elétrico existentes em Roraima e é responsável pela geração, distribuição e comercialização de energia elétrica para o interior do estado”
Quadro Energético Brasileiro
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo de energia elétrica no Brasil vem crescendo cada vez mais, sendo que dobrou na última década, este crescimento vem ocorrendo devido ao aumento da atividade econômica. Até 2020 estima-se um aumento de 55,6% na demanda total, com um crescimento de 8,5% acima dos 47% registrados na última década. No Plano Decenal de Expansão de Energia para 2020 da EPE, está previsto um aumento de 51% da capacidade instalada para atender a demanda, sendo que destes 51% (171.138 MW) 32.184 MW virão de usinas hidrelétricas, 8.857 MW de termoelétricas movidas a combustíveis fósseis, 1.405 MW de termonucleares e 18.009 MW de fontes alternativas, sendo estas: Eólica, Biomassa e pequenas centrais Hidrelétricas (EPE 2011ª).
Ascom/foto: Prefeitura de Amajari.