Promovido pelo Instituto Aço Cearense, pactuante do programa Ceará Sem Fome, o curso de panificação social Amor na Massa contemplou 432 alunos de Fortaleza e Região Metropolitana.
O prefeito Evandro Leitão participou, nesta segunda-feira (26/5), no Centro de Eventos, da cerimônia de certificação de 432 alunos dos cursos de panificação social Amor na Massa, do programa Ceará Sem Fome. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do ministro da Educação, Camilo Santana, da primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, e da primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas e da primeira-dama do município, Cristiane Leitão.
“Aqui nós trabalhamos de forma coletiva, os governos Federal e Estadual, e a Prefeitura de Fortaleza, para beneficiar a população. Neste ano, Fortaleza aderiu ao Pacto pelo Ceará Sem Fome, e no meio do ano vamos lançar o Fortaleza Sem Fome, porque é muito importante atuarmos juntos para promover a justiça social”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
Política permanente do Governo do Estado de enfrentamento à insegurança alimentar, o Ceará Sem Fome conta com a adesão de Fortaleza desde 17 de março deste ano.
Embaixadora do Programa de Alimentação Escolar e do Ceará Sem Fome, e promotora da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, reforçou a importância de iniciativas como o Ceará Sem Fome, descrevendo-as como um avanço nas políticas para erradicação das desigualdades no Brasil e no mundo.
Janja também celebrou o programa parabenizando os participantes dos cursos. “Aqui estão mulheres e homens que estão batalhando para transformar suas vidas e de suas famílias. Pessoas que se dedicaram e colocaram em cada aprendizado muito amor na massa, o que agora se transformará em alimento e renda”, destacou a primeira-dama.
“Nós podemos falar com muito orgulho que o Ceará, que já tinha o Mais Infância, o Vale Gás, teve o reforço do Bolsa Família com o presidente Lula. E nós criamos o Ceará Sem Fome, que daqui a pouco vai produzir 150 mil refeições. Não vamos parar um dia, um segundo, enquanto tiver um irmão nosso sem direito à alimentação”, declarou o governador Elmano de Freitas
O governador destacou, ainda, que mais de 624 mil cearenses superaram a pobreza e a extrema pobreza nos últimos dois anos. O levantamento consta na Pesquisa Suplementar Anual da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, a meta do eixo de qualificação é capacitar mais de 40 mil pessoas nos próximos anos.
“Cada conquista desse programa é fruto de uma construção coletiva, das parcerias que alimentam gratidão. Mais de dez mil pessoas já foram qualificadas em cursos de construção civil e gastronomia nas periferias do nosso Ceará”, ressaltou Lia de Freitas, informando que o programa também tem parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae) para auxiliar aqueles que desejam empreender.
Foram certificadas 30 turmas, contemplando os municípios de Fortaleza, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e Pindoretama. Os cursos de panificação social Amor na Massa fazem parte do eixo +Qualificação e Renda do Programa Ceará Sem Fome, e foram promovidos em parceria com os Institutos Centec e Aço Cearense, pactuantes do programa.
Ceará Sem Fome
Lançado em junho de 2023, o Ceará Sem Fome possui três frentes: o cartão no valor de R$ 300, que atende cerca de 50 mil famílias; as mais de 1.300 cozinhas, com mais de 130 mil refeições diárias; e as campanhas que já arrecadaram mais de 170 toneladas de alimentos em grandes eventos. Além de atuar no eixo +Qualificação e Renda para que beneficiários e beneficiárias tenham chance de um emprego formal ou de alcançar sua autonomia financeira por meio do empreendedorismo.
Autor: Da redação com ascom/foto: ascom