Prefeito de Caucaia fiscaliza limpeza da Praia do Cumbuco: cinco toneladas de óleo já foram retiradas

533

O prefeito Naumi Amorim acompanhou nesta quarta-feira (6/11) o mutirão de limpeza na praia do Cumbuco para retirada das manchas de óleo que surgiram na faixa de areia. Cerca de 200 pessoas participam da mobilização, que já retirou cinco toneladas de resíduos da orla de Caucaia.

Segundo o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), entre dez e 15 quilômetros do litoral compreendido entre a Vila dos Coqueiros e o Porto do Pecém, na divisa com o município de São Gonçalo do Amarante, já apresentaram poluição de petróleo cru.

“A ordem é deixar a praia 100% limpa, do jeito que era antes de o óleo aparecer. Para isso, estamos fornecendo todo o equipamento de proteção individual necessário para quem desejar se voluntariar e ajudar no serviço”, ressalta Naumi Amorim.

Presidente do Imac, Hugo Pontes ressalta que as manchas de óleo estão sendo monitoradas pelos técnicos do órgão em conjunto com a Capitania dos Portos.

Vindo da praia do Icaraí, Flávio Junior, membro da Associação de Kitesurfistas de Caucaia, era um dos mais de 60 voluntários que ajudaram na limpeza hoje. “Usamos a praia para nosso trabalho, como nosso meio de vida. Então nada mais justo do que estar hoje aqui fazendo a nossa parte”, argumentou.

Já para Sidney Machado, dono de barraca e surfista do Icaraí, enfatizou a solidariedade de todos na limpeza. “Sou vizinho do Cumbuco, surfo no Pico das Almas e eu não posso deixar esta praia se acabar. Cuido do meu quintal e não posso deixar nosso vizinho morrer”, concluiu.

Autor: Da Redação com Ascom PMC