Prefeito de Amajari está em Brasília buscando recursos federais para avançar projetos do município.

896

O prefeito de Amajari, Moacir Mota (PR), juntamente com sua esposa estão em Brasília desde domingo (17). O objetivo da viagem é garantir recursos federais para investimentos no município. A intenção, segundo o prefeito, é aprimorar a administração dentro dos programas existentes do governo federal. Além disso, Moacir pretende acompanhar as ações que estão acontecendo em Brasília e que possam ser implantadas no município.
Mesmo que a administração esteja entrando no quarto mês de mandato, o prefeito avaliou a relação do município com o governo federal como algo positivo para a gestão, entretanto, adiantou que é preciso, antes de buscar recursos, organizar a gestão financeiramente, para, por exemplo, não correr o risco de não ter verba para dar a contrapartida no repasse. “A saúde financeira do município tem que estar bem organizada. Temos que captar o recurso e concluir, não perder por falta de planejamento financeiro”, disse.

Com o Estado, o prefeito falou que embora a administração não seja da base do governador, a intenção é que o município possa receber recursos e investimentos da mesma forma que outras municipalidades. “Queremos parcerias com o governo do Estado. Dentro dos programas estabelecidos, onde se enquadrar queremos fazer parte do bolo”, resumiu Moacir.

Saúde financeira



Embora tenha falado que é necessário estar com as finanças em dia para poder captar recursos junto ao governo federal, o prefeito adiantou que hoje a saúde financeira de Amajari não é boa. A idéia é que administração faça um planejamento para pagar os credores. “Com todas as economias que podem ser feitas, o município precisará de dois anos para saudar as dívidas”, falou ele e explicou que será utilizado cerca de 50% da receita líquida que sobrar para pagar as dívidas. O restante deverá ser utilizado para dar continuidade nas atividades do município.

A intenção da atual administração é fazer um planejamento, contudo, Moacir já adiantou que será necessário de 18 a 24 meses para quitar todas as dívidas. “O município não tem como pagar de imediato”.

Provavelmente no sábado dia 23, o Prefeito estará juntamente com sua esposa retornando de viajem, chegando à próxima segunda-feira (25).

Da redação com Isaías Matos/foto Isaías Matos