Prefeita lança programa pioneiro para atender a primeira infância

1380

prefeita terezaBoa Vista é a primeira capital brasileira a possuir uma política pública integrada para atender a primeira infância. O programa Família que Acolhe, foi lançado na manhã desta segunda-feira (23), pela prefeita Teresa Surita. A proposta integra serviços públicos de saúde, educação e gestão social para favorecer o desenvolvimento integral da criança desde a gestação até os seis anos de idade. O programa atenderá famílias com filhos matriculados nas Casas Mãe, gestantes do Bolsa Família, adolescentes grávidas e reeducandas grávidas da Penitenciária Agrícola Monte Cristo.

Teresa é reconhecida nacionalmente por desenvolver programas sociais que trazem resultados satisfatórios na melhoria da qualidade de vida da população, como o Crescer, implantado em sua segunda gestão, que contribuiu com a redução de 72% da violência juvenil. Como deputada, ela também articulou diversas ações com foco na primeira infância. “Com o Família que Acolhe, vamos atender nossas crianças desde a gestação integrando serviços de saúde, educação e desenvolvimento social. Vamos oferecer muitos benefícios, mas todos os atendidos também deverão cumprir com responsabilidades. Mães e pais devem participar das palestras e dos encontros, onde todos nós vamos aprender coisas que são importantes para o desenvolvimento de nossas crianças. Envolvendo a família, melhoramos os resultados do programa. Esse é um trabalho bem estruturado para que Boa Vista avance e nossas crianças tenham um futuro melhor”, explicou a prefeita.

Teresa também apresentou o enxoval que será entregue às futuras mamães que cumprirem as obrigatoriedades do programa, como a participação em palestras, encontros e consultas pré-natais. “Preparamos um enxoval diferenciado com berço, bolsa da gestante, roupas para o bebê e banheira. Isso permite que, ao nascer, a criança já encontre um ambiente pronto para recebê-la”, disse.

O senador Romero Jucá prestigiou o evento e reafirmou o apoio à atual administração que tem compromisso com a construção de uma cidade mais segura e melhor estruturada. “A diferença de Boa Vista para as demais capitais brasileiras é que temos uma administradora com a experiência e o compromisso de Teresa. Ela tem como meta construir mais 25 creches e vamos trabalhar juntos para que essas obras sejam realizadas aqui na capital. Boa Vista é agora a cidade do Família que Acolhe, um programa que vai fazer a diferença na vida de toda população”, afirmou o senador.

A solenidade também foi acompanhada por autoridades locais, representantes de instituições ligadas à defesa dos direitos infantojuvenis e contou com a presença de João Batista, diretor presente do IAB (Instituto Alfa e Beto), uma das instituições que apóia o programa. “A primeira infância é o período em que o ser humano adquire valores que vão lhe acompanhar para o resto da vida. É onde também começa a construção do nosso caráter. O papel dos gestores públicos é reduzir os efeitos causados pela falta de acesso aos serviços básicos e a desestruturação familiar. O Família que Acolhe é uma política que transforma essa realidade. Teresa está de parabéns por assumir esse compromisso”, disse.

A scom: PMBV