População reclama de lixo e animais soltos nas ruas de Iguatu

648

“Animais soltos, sujeira e lixo acumulado nas ruas de Iguatu”

É possível notar um aumento exacerbado de animais soltos pelas ruas do município de Iguatu, entre eles estão animais domésticos cachorros e gatos, além de porcos, cavalos e rebanho. Além disso, ao que parece a coleta de lixo ou não está sendo feita ou esqueceram-se de efetuar o recolhimento em alguns pontos da cidade.

Não é preciso andar muito pela cidade para constatar que o número de cães abandonados vem aumentando. Soltos nas ruas, os animais também estão causando diversos problemas, como sujeira, barulho, acidentes de trânsito e, em alguns, chegam a atacar os pedestres, o que pode transmitir doenças em caso de mordidas.

cachorros soltosA quantidade de cães abandonados impressiona cada vez mais os iguatuenses, os moradores afirmam que a quantidade de cães abandonados aumentou nos últimos meses. Eles afirmam que muitos correm atrás de motos, bicicletas e pedestres.

A dona de casa Sandra Alves Correia, 32 anos, moradora do jardim Oásis, disse que os cães abandonados aumentam a probabilidade de acidentes. “Cansei de ver ciclista, pedestre e pessoas em motos fugirem do ataque destes cães. Como eles são de rua, não são nem vacinados e uma mordida pode causar diversos problemas”, disse referindo-se ao risco de zoonoses.

“Às vezes, eles andam em bandos à procura de comida e o primeiro lugar que procuram são as lixeiras. Já tive que catar lixo espalhado na frente da minha casa por diversas vezes”, disse.

A prefeitura

A Prefeitura de Iguatu informou que a Unidade de Vigilância Zoonoses- UVZ atua diretamente no controle de animas que representam risco epidemiológico à população em geral, ou seja, faz o controle de animais que podem transmitir doenças às pessoas. Portanto, a retirada de animais das ruas é restrita a animais doentes. A prefeitura esclarece que a maioria dos animais soltos possui dono.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro