População precisa colaborar no combate à doença

717

 Combate a Dengue foto Jackson Souza (31)-1Locais com água limpa são apropriados para a reprodução do mosquito da dengue e o melhor jeito de combatê-lo é eliminar os criadouros, muitas vezes localizados dentro das residências ou em áreas externas como jardins e quintais. Por isso, equipes de saúde da Prefeitura de Boa Vista realizam visitas e orientam os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a doença.

De acordo com resultado da última pesquisa de Levantamento Rápido de Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), o número de criadouros do mosquitos aumentou, principalmente nos domicílios. No levantamento realizado de 19 a 22 deste mês, a média de infestação nos bairros foi de 8,7%. Em abril, o índice era de apenas 0,9%. Os principais focos de reprodução do mosquito são o lixo domiciliar, depósitos móveis como vasos de plantas e de animais, e pneus velhos. Os bairros com maior número de notificações e confirmações são Senador Hélio Campos, Asa Branca e Caranã.

O bairro Caimbé também concentra grande número de casos. O produtor rural, Paulo Rodrigues Teixeira, 65, ficou com dengue há seis meses e sabe da importância do trabalho realizado pelas equipes da Prefeitura. “Passei 15 dias muito ruim, mas me recuperei. A população precisa se conscientizar e manter principalmente os quintais limpos”, disse ele.

A supervisora Geral de Agentes de Combate a Endemias, Silvia Cardeli destacou as dificuldades encontradas nas visitas. “O nosso objetivo durante as visitas é conscientizar a todos da importância de tomar as medidas de precaução básicas para o controle da doença. Mas é preciso que esse morador nos ajude, permitindo a nossa entrada na casa para verificar se há criadouros do mosquito, evitando assim a proliferação”, destacou.

Ascom;PMBV/Foto: Jackson Souza