POLIOMIELITE – Campanha nacional de vacinação termina nesta sexta-feira

571

Pais e responsáveis devem levar seus filhos, com idade entre seis meses e cinco anos, até a unidade mais próxima de sua casa para tomar a vacina contra a poliomielite (paralisia infantil). A campanha nacional termina nesta sexta-feira (21) e a meta da Prefeitura é imunizar 95% das crianças que compõem o público alvo da campanha.

Até o momento, 20.884 crianças tomaram a vacina. Isso corresponde a 79,34% do público alvo. Para garantir a vacinação de todas as crianças, a Prefeitura adotou estratégias de intensificação da vacina com a instalação de um posto fixo no Boa Vista Junina, equipes volantes, busca ativa com as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) além de vacinação nas Casas Mãe.

“Estamos com toda nossa equipe mobilizada para garantir que todas as crianças tomem essa vacina e fiquem protegidas contra a paralisia infantil. Pedimos que os pais nos auxiliem e cumpram a sua parcela de responsabilidade, levando seus filhos à unidade mais próxima de sua casa para que eles sejam vacinados”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Marcelo de Lima Lopes.

A campanha anual é realizada em duas etapas para evitar que o vírus causador da paralisia infantil seja reintroduzido no País. É importante que as crianças sejam vacinadas no mesmo período, criando a chamada barreira de proteção contra a doença. Apesar da paralisia está erradicada no Brasil desde a década de 80, em outros países ainda há incidência de casos.

Secom/foto:PMBV