A equipe do Núcleo de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores Terrestres (NRRFVAT), prendeu duas pessoas em flagrante por receptação qualificada. A ação desarticulou mais um ponto de desmanche de veículos na cidade, apreendeu várias peças e três carros que estavam sendo “desmanchados”, sendo que dois tem restrição de furto e o terceiro restrição administrativa pelo Departamento de Trânsito do Amazonas.
A ação policial foi coordenada pelo delegado titular do NRRFVAT, Alberto Correia. Uma denúncia anônima ao Setor de Operações levou os policiais a investigar a possível existência de um veículo “cajá” Montana, de cor preta, placa JXN-3518, que estaria sendo desmanchado. Os policiais verificaram que o veículo possui arrendamento mercantil com uma agência bancária e um débito de aproximadamente R$ 4 mil com o DETRAN do Amazonas.
Na última quarta-feira os policiais estiveram no local da denúncia, na Rua Estrela Bonita, bairro Raiar do Sol, mas não localizaram os suspeitos, o que somente aconteceu na manhã de ontem, 03. Na residência os policiais localizaram o veículo Montana e um veículo com restrição de furto no Estado do Amazonas, sendo um Corsa Classic, cor prata, de placa JXN-4395. Os policiais apreenderam ainda várias peças de veículos já desmontadas, dentre eles a de uma motocicleta Titan Sport, ano 2012 e, também de um carro, possivelmente um Polo, ano 2010/2011.
Os dois veículos, segundo as investigações, estavam escondidos e sendo desmontados pelo técnico de segurança Wilmar Figueiredo Rodrigues, 22, e por sua companheira Kladelkiany Tatinai Malta Pereira, 22. Os dois foram presos em flagrante pelo crime de receptação qualificada. Wilmar Rodrigues não tem passagens pela Polícia, mas a companheira dele responde a outros procedimentos pelos crimes de receptação, adulteração de sinais de veículos, desmanche ilegal de veículos, uso de documento falso e formação de quadrilha.
Em interrogatório Kladelkiany Pereira disse que sua família tem um Ferro Velho, localizado na Rua Estrela D’Alva, no bairro Raiar do Sol, administrado por um tio dela e que deixou de trabalhar no local desde o dia 17 de setembro. Ao sair do emprego, ela disse ter levado o veículo Corsa Classic, mas que não tinha conhecimento que era furtado. Disse ainda não saber quem vendeu o carro para o Ferro Velho, transação ocorrida em março deste ano, quando ainda não trabalhava no local. O carro, segundo a mulher, está em sua posse há três meses.
Quanto ao veículo Montana, Kladelkiany Pereira contou que foi entregue a ela e seu marido por uma terceira pessoa, que está sendo investigada, como garantia de uma dívida no valor de R$ 1.500,00. A mulher negou que os dois veículos estivessem sendo desmontados e suas peças vendidas.
Durante o dia de hoje, 04 os policiais continuaram as diligências e localizaram a residência de uma terceira pessoa, cujo nome está sendo mantido ainda no anonimato, que teria repassado o veículo Montana para Kladelkiany Pereira. O homem não foi localizado, mas no local os policiais apreenderam um Saveiro de placa JWK-9981, também com restrição de furto, que ocorreu em Boa Vista.
“As diligências continuam sendo realizadas pela equipe do NRRFVAT, com o fim de inibir essas praticas criminosas, pois só existe o furto e roubo de veículos porque há pessoas que movimentam dinheiro com esse comércio ilegal”, disse o delegado.
O casal, após passar por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), foi apresentado no presídio. Ela na Cadeia Pública Feminina e ele na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.
Ascom: SESP-RR