Palácio do Buriti, sede o governo do Distrito Federal. Os manifestantes, que reivindicam aumento no efetivo, traziam faixas dizendo que não há policiais suficientes para atender a todas as delegacias e que a criação de mais uma diminui a efetividade no atendimento à população.
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol -DF), Rodrigo Franco, informou que, no ano passado, houve mais de 400 aposentadorias na categoria e que a contratação de apenas 100 não supre as necessidade da Polícia Civil.
“Hoje passamos pela pior crise de efetivo na Polícia Civil: estamos trabalhando com apenas 50% do efetivo, o que traz sérias consequências para a população, como demora no atendimento, na solução e nas prisões dos criminosos.” Segundo Franco, tal situação está gerando aumento da criminalidade no DF. “Apoiamos a criação da delegacia, mas não temos condições de prestar um bom serviço para sociedade enquanto não estivermos com um número de policiais adequado. Não adianta nada criar prédios vazios, se não há policiais para investigar os crimes.”
Autor: Da redação com Agência Brasil/Foto: Elza fiúza/Agência Brasil