Polícia Civil comemora 09 anos de Institucionalização

812

A Polícia Civil de Roraima completa no próximo dia 19, nove anos de institucionalização, quando os primeiros policiais civis concursados da Instituição tomaram posse.

A Polícia Civil vem contribuindo e colaborando com a sociedade coibindo a impunidade com a elucidação de crimes e prisão de inúmeros foragidos.

No ano em que se completam nove anos da Polícia Civil, comemora com investimentos na capacitação contínua dos servidores que tem sido uma ferramenta a mais para que eles venham desenvolver com qualidade os seus serviços nas unidades policiais.

A instituição está investindo em Delegacias que já estão em construção nos moldes do 5° Distrito Policial. 1° e 3° DP e a Delegacia de Caracaraí, já foram licitados e já estão com ordem de serviço emitida. A previsão é que a inauguração aconteça até abril do ano que vem.

A Delegacia de Atendimento a Mulher (DEAM) e o 4° DP estão em processo de licitação e já tem os recursos assegurados. Além disso, já está contratada a empresa e o projeto executivo em fase adiantada para a construção do complexo que vai abrigar Instituto de Criminalística, Instituto Médico Legal, Instituto de Identificação, Delegacia Geral, Corregedoria e demais departamentos, assim humanizando o atendimento e saneando 90% das demandas da capital. O prédio terá aproximadamente 8.500 m².

Essa semana será entregue 90 novas armas de fogo que foram adquiridas policia civil, também está em processo de licitação à compra de 15 viaturas para o interior e 10 para a capital, pela Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON).

Em 2004 a frota da Polícia Civil era de 17 veículos, sendo que 10 estavam em funcionamento.

Atualmente a frota da Policia Civil é de 147 veículos, sendo 92 veículos de pequeno porte, 37 motocicletas e 18 camionetes. Mais de 80% da frota está em funcionamento na capital e no interior.

A Polícia Civil também tem investido no pessoal, cada policial civil tem a sua arma, algema e coletes que foram cautelados para os policiais civis.

Caracaraí, Rorainopólis, Pacaraima, Normandia e Bonfim, receberam computadores novos para que os atendimentos tivessem qualidade e rapidez.

Nos últimos anos a Policia Civil Investiu na aquisição de algemas, maletas de local de crime para perícia, armas de eletro choque (TASER), além da qualificação de profissionais do Departamento de Repressão a Entorpecentes, e telefonia móvel para delegados e agentes chefes de operação (telefone funcional) visando desenvolver agilidade na informação implantando o acesso a comunicação.

No ano de 2012, foram adquiridas oito viaturas, sendo dois para transporte de cadáveres (Rabecão), 12 carabinas calibre, um fuzil Sniper para tiros de precisão e pistolas elétricas. Além de sistema de interceptação telefônica e dados web guardião, Cromatógrafo (pericia definitiva de drogas), reagentes químicos e vidrarias para criminalística, equipamentos de médicos para o Instituto Médico Legal, equipamentos para identificação de pessoas (impressões digitais), equipamento de informática.

A Polícia Civil também investiu em curso de aperfeiçoamento da Policia para Delegados, Agentes e Escrivães, incluindo aquisição de uniformes e qualificação pessoal para servidores que trabalham com licitações e contratos na Polícia Civil.

“A Delegacia Geral, agradece a todos os servidores desta instituição pelos serviços que estão prestando a sociedade, muitas vezes sacrificando suas horas destinadas a família e ao lazer, para atender as ocorrências, que geralmente não tem hora para acabar, em suas campanas, perseguições, cumprimento de Ordem de Missão, apoio a outros órgão, etc. E em nome de todos os servidores da Polícia Civil, agradecemos o contínuo apoio que estamos recebendo da sociedade, a qual tem nos auxiliado no combate a criminalidade, sempre nos fornecendo informações de suma importância para a elucidação dos crimes. Queremos que a sociedade saiba que o objetivo principal da Policia Civil é prestar todo e qualquer apoio ao cidadão que busca na Policia Civil o auxilio, a solução para a elucidação do crime ao qual foi vítima”, disse a Delegada Eliane Gonçalves.

Ascom:sesp\foto:ilustrada