Plano de Contingência contempla ações preventivas às situações de emergência

612

O Plano de Contingência adotado pela Prefeitura de Boa Vista está norteando as ações emergenciais realizadas na cidade para minimizar os problemas causados pelas chuvas. O documento prevê o desenvolvimento de uma série de medidas de prevenção, socorro e atendimento aos chamados da população.

As ações do Plano são executadas pela Defesa Civil e envolvem a participação de toda a estrutura de serviços da Prefeitura. Inicialmente, foram mapeados 42 pontos críticos de alagamento na cidade. A equipe da Defesa Civil continua percorrendo os bairros da capital para mapear pontos críticos e indicar que medidas devem ser adotadas em cada situação.

“O Plano de Contingência é um documento que organiza a atuação do Município em situações críticas durante o inverno. Além de mapear as áreas de enchentes, estamos trabalhando na identificação de todos os pontos de alagamento da cidade, oferecendo uma resposta emergencial à população para minimizar os transtornos do inverno. Ainda vamos sofrer com os alagamentos, mas estamos com toda estrutura pronta para atender a comunidade”, explicou a prefeita Teresa Surita.

A Defesa Civil já cadastrou todas as famílias das áreas que podem ser atingidas com o aumento do nível do Rio Branco. Agora, as equipes trabalham para atender os pontos de alagamentos agravados pelas obras realizadas pelo Governo de Roraima ou por problemas como a obstrução de valas e bueiros. Todos esses pontos receberão maior atenção da Prefeitura com a limpeza de ruas, recolhimento de galhadas e desobstrução. Ao todo, 17 bairros já foram visitados apenas neste início de período chuvoso.

Ações – Durante o fim de semana, seis famílias que vivem uma área de alagamento do Cinturão Verde, receberam auxílio da Prefeitura. Na segunda-feira (29), as equipes da Defesa Civil vistoriaram os bairros Cidade Satélite, Cinturão Verde e Cambará.  Em casos de alagamento ou situações de risco à saúde, a população também pode ligar gratuitamente para a Central de Atendimento da Prefeitura pelo telefone 156.

Ascom:PMBV/foto: divulgação