Planeje e use o dinheiro de forma consciente

933

Planeje e use o dinheiroNa hora de decidir como usar o dinheiro, o importante é manter cautela, se organizar e estabelecer prioridades, pois a temporada de vendas de fim de ano apresenta muitas possibilidades de compras, e o consumidor deve resistir às tentações e se ater ao necessário. “A nossa dica é que o trabalhador tenha consciência do que ele vai fazer. Nós estamos na virada de um ano extremamente complicado e difícil. A inflação está alta, portanto, é importante se preparar para o início do próximo ano”, diz o economista Wereque Trajano, lembrando das despesas no início do ano, como impostos e material escolar para quem tem filho.
A orientação é para adiantar parcelas de dívidas, se houver, e lembrar que imprevistos acontecem. “O conselho é negociar e tentar pagar as dívidas”, fala Trajano, dizendo que essa pode ser uma oportunidade para pagar débitos.
Para quem deseja realizar alguma compra neste fim de ano e o item desejado não é de extrema urgência, o economista Wesley Cardoso aponta que a aquisição do bem poderá ser feita no início do ano a preços mais competitivos. “Como a demanda aumenta no fim do ano, os preços tendem a subir, por isso, deixar para comprar em janeiro pode ser mais vantajoso.” O economista diz que o 13° é uma renda que deve ser vista como complementar.

Da redação com/Juliana Pontes