Penitenciária Irmão Guido ganha sistema de monitoramento por câmeras de segurança

1248

Ao todo, 87 câmeras de alta resolução farão o monitoramento interno e externo da unidade.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça (Sejus), entregou, nesta quinta-feira (17), o Circuito Fechado de Câmeras de TV (CFTV) da Penitenciária Regional Irmão Guido. O sistema funciona com 87 câmeras de alta resolução e que podem captar imagens em 360º. O monitoramento é feito em uma base montada dentro do próprio presídio. O Circuito monitora as áreas interna e externa da unidade.

“Mais uma etapa foi concluída na Irmão Guido, com melhorias e entrega do sistema de monitoramento CFTV, o mais moderno que temos no mercado. Ele faz acompanhamento de todas áreas estratégicas da unidade. Nosso objetivo é garantir que os presídios se mantenham em paz, ordem e disciplina, sob as guardas do Estado”, comemora o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira.

Além do sistema de monitoramento CFTV, a Secretaria de Justiça também inaugurou a obra de reforma e climatização do refeitório da unidade prisional e entregou um gerador de energia elétrica, que vai auxiliar a segurança da Irmão Guido em eventuais quedas de energia na região. Outra ação realizada nesta quinta foi à entrega de certificados a detentos que concluíram o projeto Leitura Livre.

O interno Daniel de Sousa – que leu dois livros, Dom Quixote e Noite de Luar – relata que “o que mais me chamou atenção foi o livro Noite de Luar, através do qual eu tive contato com muitas lições de vida e foi a maneira de eu também querer ver mudanças na minha vida. Hoje, eu só penso em cumprir minha pena, voltar para a sociedade e quero o estudo para mim e uma nova vida”.

A solenidade contou com a presença de colaboradores da Secretaria de Justiça, representantes da Defensoria Pública do Estado e instituições religiosas. O evento faz parte das comemorações de 34 anos de fundação da Secretaria de Justiça do Piauí. No início da semana, a Sejus também entregou 86 câmeras e um gerador de energia elétrica à Casa de Detenção de São Raimundo Nonato.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Sejus