Participantes do curso de Déficit Intelectual e Transtorno Global de Desenvolvimento recebem certificação

1034

setrabesOs 46 participantes do curso de Déficit Intelectual e Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD), ofertado pelas secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), receberam certificação nesta terça-feira (22). A qualificação, que teve carga horária de 100h, foi realizada no Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência) e ministrada por profissionais da própria Unidade.

O curso, voltado a professores e coordenadores pedagógicos teve como objetivo oferecer subsídios teóricos e práticos, com vista no enriquecimento do trabalho docente, contribuindo para a oferta de um ensino inclusivo de qualidade.

O conteúdo teórico abrangeu temas introdutórios sobre deficiência, déficit intelectual e TGD, além de leis que tratam especificamente da educação especial no Brasil e políticas de inclusão. As aulas práticas incluíram oficinas com a confecção de material acessível adaptado especialmente para os alunos com deficiência, que será utilizado em sala de aula.

A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta destacou a importância do curso para a inclusão da pessoa com deficiência em meio ao ambiente escolar. “Com este curso oferecemos informações importantes a gestores, professores, entre outros profissionais da área de educação, que a partir de agora dispõem de conhecimentos e técnicas que vão contribuir para o processo de ensino e inclusão das pessoas com deficiência no ambiente escolar”, disse.

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam se manifestar nos primeiros cinco anos de vida. São caracterizados pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos e pelo estreitamento nos interesses e nas atividades. Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, síndromes e as psicoses infantis.

PRIMEIROS SOCORROS – Além disso, nesta terça, 25 colaboradores do Viva Comunidade que participaram do curso de Primeiros Socorros, ofertado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militares (CBMRR) receberam certificação.

O curso, que teve duração de 20h, contou com aulas práticas e teóricas, abordando temas como sinais vitais, hipotermia, febre, respiração, reanimação cardiopulmonar, pressão arterial, sinais de apoio, solicitação de socorro,  situações e procedimentos de emergência, asfixia, ressuscitação cardiorrespiratória, hemorragias, corpos estranhos, transporte de acidentados, montagem de kit de primeiros socorros,  acidentes e procedimentos, ações incorretas e prevenção de acidentes.

Neusa Araújo de Assunção, 55, é colaboradora do Viva há 3 anos. Ela destacou a importância do curso para o dia a dia de trabalho na Unidade. “Após o curso me sinto capacitada para atender qualquer situação da forma correta e, pra nós que atuamos diariamente com os usuários, é muito importante, pois vamos estar prontos para qualquer eventualidade, garantindo a segurança deles”, falou.

Ascom: SETRABES