Parque Nacional roraimense foi visitado por cientistas em busca de vidas desconhecidas.

842

Roraima é realmente surpreendente. Uma terra que nem mesmo os roraimenses a conhecem em sua plenitude. Ontem o programa Fantástico, da Rede Globo, expôs essa máxima exibindo uma extensa e interessante reportagem sobre o extraordinário mundo (desconhecido dos macuxis) da Serra da Mocidade, uma área de preservação ambiental fincada no extremo norte Brasil. Foram mostrados detalhes de uma expedição científica realizada na Serra da Mocidade, anunciada como uma das maravilhas do mundo. Mais de 70 pessoas, entre cientistas nacionais e estrangeiros e pessoal de apoio, participaram da caravana, com apoio da Força Aérea Brasileira.

Um lugar fantástico certamente visitado por poucos roraimenses, agora do conhecimento da comunidade científica internacional. A sua floresta é composta por vegetação amazônica e dentre as espécies de plantas e animais se encontram muitas que são típicas apenas nesta região, dando um valor ainda maior para o parque nacional. Então vem a pergunta: ‘os roraimenses sabiam dessa expedição’?. Outra pergunta: ‘a maioria dos moradores locais conhece ou já esteve na Serra da Mocidade?’ Aposto que não… O próprio texto da Globo diz: ‘jamais alguém pôs os pés aqui’.

A exposição positiva de Roraima na mídia, não resta dúvida, pode ser contabilizado como algo bom para imagem do Estado. Mas fica a anfibologia, ou seja, a suspeição sobre os verdadeiros fins dessa investigação científica. Afinal de contas há muito que nossos lavrados e florestas sofrem irrupção por estrangeiros a pretexto de perquisições da ciência, na verdade, invasões camufladas do nosso território. Todo o material colhido fará parte de um banco de imagens para pesquisas futuras. E vai virar filme, produzido pela Globo Filmes, empresa das Organizações Globo.

Autor: Da redação com informações agência Roraima