As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento.
Profissionais das diversas áreas da saúde e estudantes de medicina poderão participar na sexta-feira (14), de duas palestras sobre os genotipos circulantes do rotavírus no Estado de Roraima. O evento acontecerá no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM – RR), às 10h.
O assunto será abordado pelo professor doutor José Paulo Gagliardi Leite, que é diretor do Departamento de Virologia do Instituto Oswaldo Cruz.
O organizador do evento, o médico Alberto Olivares, contou que o rotavirus é uma doença causada por sete tipos diferentes de sorotipos que são antigênicos, mas da mesma espécie microbiana. Porém, apenas três infectam o ser humano. Os principais sintomas são diarreia – que pode levar a desidratação -, vômitos e febre, além de problemas respiratórios, como coriza e tosse.
O rotavírus é principal agente provocador de diarreias em crianças menores de cinco anos e é a segunda causa de internação no mundo e Brasil. Segundo Alberto Olivares, em Roraima toda vez que chove aumenta o atendimento nas emergências infantis com casos de diarreia.
“A diarreia embora pareça simples pode ser algo grave, pois, se não tratada logo pode levar a uma desidratação e causar outros problemas, ocasionando o óbito”, explicou Alberto.
A prevenção se dá com a vacina contra rotavírus pentavalente ou a vacina contra rotavírus monovalente em crianças menores de seis meses; cuidados com higiene pessoal e doméstica; proteção dos alimentos guardados para evitar contato com insetos, ingestão de agua filtrada ou fervida.
Autor: Marta Gardênia/Assessora de Comunicação do CRM – RR/Foto: ilustrada