O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Iguatu (SPUMI) realizou nesta terça-feira (19) uma assembleia geral com os servidores da saúde de Iguatu, que estejam com o pagamento referente ao mês de novembro atrasado.
A presidente do SPUMI, Fátima Siqueira informou que os servidores do CAPS, UPA, Centro de Reabilitação , Casa Azul e Hospital Regional, através de assembleia geral deliberaram por uma paralisação por tempo indeterminado, “ A paralisação vai acontecer na próxima quinta-feira (22/12), ate que seja regularizado o pagamento de novembro e o pagamento de dezembro no ano em curso” disse Fátima.
De acordo com a categoria o prefeito da cidade, Aderilo Alcântara, não abriu possibilidades de diálogo com a categoria e a secretária de saúde não tem autonomia financeira para regularizar a situação.
Saúde cruza os braços
“os servidores da saúde estão passando por esse problema, o atraso de salários. Nesse primeiro momento decidimos paralisar as atividades na próxima quinta-feira (22) como forma de protesto, no entanto, se o atraso persistir, devemos declarar greve”, relatou.
Além dos salários, os funcionários reivindicam melhorias nas condições de trabalho, “Não perco a fé que dias melhores virão!”, revelou uma funcionária da saúde que preferiu não se identificar.
Repúdio
Nas redes sociais, vários cidadãos e funcionários municipais manifestaram repúdio à atual pratica administrativa da Prefeitura de Iguatu e relataram o caos na saúde da cidade. Moradores que utilizam o Sistema de Saúde (SUS) reclamam de vários problemas.
Exemplo: Falta de medicamentos, material cirúrgico, material de limpeza, matérias para curativos (gazes, esparadrapos e seringas), enfim carência em todos os setores.
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro