“Paciente reclama que problema já dura dois meses”
A falta de medicamento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em unidades de Iguatu é alvo de reclamação. O paciente Francisco Jarbas, de 34 anos, que sofre de epilepsia há oito anos, diz que há cerca de dois meses não tem conseguido um remédio específico de uso excepcional, no PSF do bairro João Paulo II.
O paciente também fez duras reclamações sobre o atendimento no PSF. A ausência do medicamento Trileptal, que tem como substância ativa a oxcarbazepina, tem gerado um prejuízo incalculável ao paciente. Ele afirma que não gasta menos de R$ 400 por mês com a ausência do medicamento.
“Uso 160 comprimidos por mês de Trileptal 600 mg, uma média de cinco caixas. Está faltando há quase dois meses a medicação também de 300 mg”, disse. Ressalta que, por conta das idas e vindas com as mãos vazias, agora preferiu fazer a denúncia.
Causas de Epilepsia e Convulsões
A epilepsia ocorre principalmente em crianças, mas pode afetar todas as idades. As causas mais frequentes no adulto são: traumatismo craniano, acidentes vasculares cerebrais (AVC), tumores, malformações vasculares, doenças metabólicas, doenças infecciosas cerebrais ou doenças cardíacas. Na criança, as causas mais comuns são fatores ou doenças genéticas, problemas de oxigenação cerebral ocorridos durante a gestação ou parto, malformações cerebrais, infecções / meningites, e por último as tão conhecidas convulsões febris (decorrentes de febre alta em crianças menores).
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro