O Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) promoveu na manhã desta segunda-feira, 21, palestras, educativa e preventiva sobre o câncer de mama, para agentes comunitários de Boa Vista. A intenção é divulgar as ações do “Outubro Rosa”, campanha mundial de combate ao câncer de mama. Pela primeira vez, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aderiu à campanha e realiza uma série de ações para divulgar o evento.
“A meta da ALE é elaborar uma programação de treinamento intensivo para a população, e os agentes comunitários são parte importante desse processo, pois eles acompanham a rotina das famílias e suas necessidades. Será uma parceria perfeita e produtiva. O presidente da Assembleia, Chico Guerra esta empenhado nessas ações e se sensibiliza com a causa. Vamos nos unir para divulgar este trabalho”, considerou a coordenadora do Chame, Marília Pinto.
Segundo o presidente da ALE-RR, deputado Chico Guerra (PROS), é a primeira vez que a ALE adere a esta mobilização do Outubro Rosa com ações voltadas a sociedade. “Este ano, a ALE abraçou realmente esta causa e, através de parcerias, vamos formar agentes multiplicadores no combate à doença. Nosso objetivo é disseminar o conhecimento sobre o tratamento e a prevenção da doença em todo o estado,” ressaltou o presidente.
Palestras sobre câncer de mama e violência contra a mulher foram realizadas durante o encontro. A médica Magnólia Souza, diretora da Liga Roraimense de Combate ao Câncer também participou do evento.
O “Outubro Rosa – todos contra o câncer de mama” é realizado desde o início da década de 90 em todo o mundo. Em Roraima, a ALE aderiu à campanha, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e de Ação Social; Chame; Escolegis e CAC (Centro de Apoio às Câmaras).
Secom/ALE-RR/ Foto: H. Emiliano