Ongs receberão kits para a realização do teste para Aids

934

4306O teste é realizado por fluido oral e tem resultado em até 30 minutos

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira(19), que duas Organizações não governamentais (ONGs) do Pará terão prioridade na fase inicial da disponibilidade do novo teste rápido de Aids, realizado por fluido oral, com resultado em até 30 minutos. Trata-se do Instituto Transformar (entidade de apoio às prostitutas), de Belém; e da Associação de Livre Escolha Sexual de Ananindeua (ALESSA). No geral, o novo diagnóstico será ofertado a partir de março de 2014 a 40 ONGs parceiras do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, que atuam em 21 estados e no Distrito Federal.

Terão prioridade ao novo método, durante esta fase inicial – prevista para iniciar em março do próximo ano – as populações prioritárias que apresentam maior vulnerabilidade à infecção pelo HIV (homens que fazem sexo com homens, gays, profissionais do sexo, travestis, transexuais, pessoas que usam drogas, pessoas privadas de liberdade e em situação de rua). “Em um segundo momento, o diagnóstico estará disponível para todas as pessoas que quiserem realizá-lo, inclusive como autoexame. A sua grande vantagem é a segurança e a confiabilidade, além de não necessitar de infraestrutura laboratorial”, explica o ministro da Saúde Alexandre Padilha.

Ainda segundo o ministério, a segunda etapa deverá começar no segundo semestre de 2014. Na apresentação disponível nas farmácias, os testes terão uma bula explicativa com informações detalhada do passo a passo para a sua realização; orientação para procurar serviço de saúde, se der positivo; e o número de telefone disponível para responder dúvidas. “As pessoas que, eventualmente, não se sintam à vontade para ir a um centro de saúde ou num laboratório, poderão fazer o teste com privacidade, em sua própria casa, no horário e da forma que quiserem”, ressaltou o ministro.

O kit para a realização do teste está sendo produzido pelo laboratório Bio-Manguinhos/Fiocruz e contém uma haste coletora descartável (swab) – de uso único – para obtenção de fluido oral; um frasco com solução, no qual é colocada a haste coletora após a obtenção da amostra; um frasco com o tampão de corrida de reação; um suporte plástico de teste, em que é ocorrerá a reação e a revelação do resultado.