“O mundo perde um grande líder, o herói africano, o maior símbolo de combate ao regime de segregação racial conhecido como apartheid” diz Ivo Som.

800

ivoA Assembleia Legislativa de Roraima-ALE/RR, aprovou na manhã desta quarta-feira (11/12), a Moção de Pesar nº 037/2013 pelo falecimento do ex-presidente da África do Sul, de autoria do deputado Ivo Som (PTN).

Em pronunciamento, o deputado estadual Ivo Som (PTN), autor da proposta de Moção de Pesar, pelo falecimento do ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz de 1993, Nelson Mandela (1918 – 2013), aos 95 anos, de infecção pulmonar, anunciada na quinta-feira (6/12), em Pretória, capital do país, pelo presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, motivando de imediatas reações de pesar a nível mundial.

“A sua tenacidade moral, a sua dedicação aos valores democráticos, à luta e a valorização da e pela liberdade e igualdade, mas também o seu carisma, fazem de Nelson Mandela um exemplo ímpar que importa hoje relevar e reconhecer.” Constatou o parlamentar que ressaltou que o exemplo deste grande líder guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz universal.

Para a História ficarão, mais do que as palavras, os seus actos, os gestos, o Homem. “Está nas vossas mãos fazer do Mundo um lugar melhor”. “Eu prezo muito a minha liberdade mas prezo ainda mais a vossa”. “Eu sou um ser humano se tu fores um ser humano. Eu só sou um ser humano se for humano contigo”. Apenas frases feitas? Não. Assim era Mandela.

O parlamentar solicitou da mesa diretora da ALE/RR que seja encaminhada copia da Moção aprovada. “Pelo exposto, é que venho prestar esta justa homenagem póstuma a este grande líder mundial. Que seja dado conhecimento desta Moção à Unale, à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal, a ONU e a Embaixada da África do Sul” solicitou Ivo Som.

Ascom: Deputado Estadual Ivo som; Alfredo Maia.