Chico Guerra: “Queremos oferecer maior segurança, dar estabilidade aos nossos servidores, que hoje vivem apreensivos sem saber como será o dia de amanhã”
O novo concurso público da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) deverá ser realizado até o Carnaval. A garantia é do presidente da Casa, deputado Chico Guerra (PROS). A ideia é abrir cerca de 1.000 novas vagas nos níveis fundamental, médio e superior. Ele disse que o concurso será lançado tão logo nomeie os concursados da segunda chamada do certame realizado em 2010 – o que deverá ocorrer nos próximos dias.
“A equipe técnica da Assembleia já está trabalhando no projeto do novo concurso que nós queremos fazer até o carnaval. Já estamos em contato com a UERR [Universidade Estadual de Roraima], que vai ser a instituição responsável pela realização do certame. Queremos oferecer maior segurança, dar estabilidade aos nossos servidores, que hoje vivem apreensivos sem saber como será o dia de amanhã”, garantiu.
Realizações de 2013
Entre as ações realizadas em sua gestão em 2013, ele destacou a posse dos primeiros 40 novos servidores fizeram concurso público em 2010. “Os concursados da segunda chamada serão nomeados em breve”, afirmou.
Chico Guerra também apontou a abertura da ALE-RR para ouvir os movimentos sociais. De acordo com ele, a Casa Legislativa de Roraima foi a única do país que teve a coragem de chamar as pessoas que estavam na rua, protestando. Com isso, foi possível colocar no papel aquilo que estavam reivindicando.
“Entendemos que o ato de maior destaque às ações da ALE-RR foi a abertura da Casa para que as pessoas viessem ao Plenário, durante as audiências públicas, repercutir o que as ruas estavam clamando, para que pudéssemos ouvir e analisar aquilo que a população estava pedindo”, afirmou.
O parlamentar enfatizou que, como resposta das audiências públicas na ALE-RR, muitas ações foram realizadas pelo Governo do Estado. Ele citou que na área de saúde, por exemplo, está sendo realizada uma grande reforma no Hospital de Roraima (HGR), onde serão acrescentados mais 200 leitos nas enfermarias e outros 32 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI); realização do concurso e posse dos aprovados; aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), dentre outros.
“Na verdade, foi feito até mais do que imaginávamos que seria possível na área de saúde”, afirmou.
Na área de trânsito, disse, os números das ocorrências vêm sendo reduzidos a cada dia. “E agora, nos próximos dias será implementada uma série de programas que, com certeza, ajudará ainda mais na redução dos números da violência no trânsito”, pontuou, para exemplificar algumas conquistas de 2013, frutos da intermediação do Legislativo junto ao Executivo estadual.
Chico Guerra disse acreditar que, por ser um ano de eleição, até abril tudo flua de forma natural, com a realização das sessões e eventuais audiências públicas – caso haja necessidade. A partir daí, por ser uma Casa política, os deputados estarão mais voltados para a busca de votos com vistas às eleições de outubro. “Mas também vamos fazer nosso dever de casa”, acrescentou.
Foto: Charles Wellington