Novembro Azul Cigano: Instituto Cigano do Brasil-ICB promove conscientização sobre cuidados com a saúde.

582

O dia 17 de novembro foi escolhido como dia mundial ao combate ao câncer de próstata.

O mês de novembro inicia com uma nova campanha com o slogan “Cuidar da saúde também é coisa de Ciganos” pensando na conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Instituto Cigano do Brasil-ICB está aderindo ao Novembro Azul.

No entanto a saúde do homem vai muito além. É também cuidar da saúde mental e física e por isso o ICB está organizando o mês de novembro com diversas atividades dedicadas ao cuidado da saúde dos Ciganos, através de parcerias com as secretarias de saúde, solicitando apoio para inclusão da campanha Novembro Azul Cigano- “Cuidar da saúde também é coisa de Ciganos”.

De acordo com o presidente do ICB e conselheiro de saúde de Caucaia, Cigano Rogério Ribeiro “Este é um momento em que esperamos conscientizar os Ciganos sobre a importância da prevenção. Por isso vamos envolver todas as coordenações do ICB para que solicite das secretarias de saúde apoio e inclua o Novembro Azul Cigano na programação de suas respectivas programações nas datas determinadas” disse o presidente do ICB.

Para o vice-presidente do ICB,  Paulo Cigano, “ É importante que o homem entenda que deva cuidar da saúde em todos os sentidos, e para nós Ciganos é necessário essa campanha do ICB” destacou o calon.

No Ceará

O ICB pretende leva a campanha Novembro Azul Cigano- “Cuidar da saúde também é coisa de Ciganos”, para as comunidades da Fazenda Joelma, para a comunidade do Sumaré de Sobral, Pindoretama, Fortaleza, Varjota, Jucás e Beberibe entre outras.  Vale ressalta que pode haver alteração.

As doenças

As doenças que mais afetam os homens são: infarto agudo do miocárdio, fatores externos (acidentes/violência por arma de fogo ou arma branca), diabetes mellitus, pneumonia e acidente vascular cerebral hemorrágico. Dentre os cânceres, estão o de próstata, dos brônquios e dos pulmões, do estômago, do fígado e vias biliares intra-hepáticas, e da cavidade oral/ traqueia, brônquio e pulmão.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

  • dor óssea;
    • dores ao urinar;
    • vontade de urinar com frequência;
    • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

  • histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
    • raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
    • obesidade.

Exames de rotina

Os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças. Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, Francisco Norberto destaca os seguintes testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

  • Verificação da pressão arterial
    • Hemograma completo e testes de urina
    • Teste de glicemia, para prevenção de diabetes
    • Atualização da carteira vacinal
    • Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC

Autor/ Foto: Ascom ICB