A Rede Brasileira dos Povos Ciganos (RBPC) se solidariza com a comunidade cigana do município de Sousa, no estado da Paraíba, que enfrenta uma grave situação de falta de acesso à água, condição essencial para a vida, a saúde e a dignidade humana.
A ausência de abastecimento de água configura violação de direitos básicos, afetando diretamente crianças, idosos e famílias inteiras. Reafirmamos que água é um direito de todos, garantido pela Constituição Federal e reconhecido como direito humano fundamental.
A RBPC cobra das autoridades competentes providências imediatas para assegurar o acesso contínuo e digno à água potável para a comunidade cigana de Sousa, bem como medidas estruturais que evitem a repetição dessa situação de abandono e negligência.
Não é possível falar em cidadania, saúde pública ou justiça social sem garantir o acesso à água. Os povos ciganos resistem, existem e exige respeito.
Neste momento desafiador, unimos nossas vozes em solidariedade e conclamamos as autoridades competentes, em especial, a Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, ao Governador do Estado da Paraíba João Azevêdo, a prefeitura de Sousa, a CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba), Ministério Público, Defensoria Pública, a Defesa Civil entre outros, a adotarem medidas imediatas e eficazes para a pronto restabelecimento do serviço e a minimização dos impactos causados.
.Seguiremos mobilizados e atentos na defesa dos direitos dos povos ciganos em todo o território nacional.
Rede Brasileira dos Povos Ciganos – RBPC











