Nossa Senhora dos Prazeres: Prefeitura de Caucaia executa plano operacional para os festejos da padroeira

143

Diversas secretarias estão envolvidas na preparação da festa de Nossa Senhora dos Prazeres, que acontece de 5 a 15 de agosto.

A Prefeitura de Caucaia tem realizado um plano operacional integrado para garantir segurança, organização e bem-estar aos fiéis e frequentadores da celebração da padroeira do município, Nossa Senhora dos Prazeres. O evento religioso, organizado pela Paróquia que leva o nome da padroeira, é um dos mais tradicionais do município. A ação reúne esforços de várias secretarias, com foco na infraestrutura, ordenamento urbano e acolhimento ao público.

Na Praça da Matriz, ponto central dos festejos, a Secretaria Municipal de Patrimônio e Transporte promoveu a recuperação de 100% do piso, pintura de meio-fio, renovação das rampas de acessibilidade, restauração do coreto e dos bancos. Também foram implantados dois novos bancos para atender profissionais que atuam com serviços de entrega por aplicativo.

A Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental trabalhou na análise e concessão de licenças para a realização do evento, instalação de parque de diversões, onde atuarão empreendedores credenciados pela paróquia.

Para garantir fluidez e segurança no tráfego, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) elaborou um plano de operação que prevê bloqueios pontuais durante a programação e presença de agentes nas vias próximas para orientar condutores e pedestres.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou a revitalização da iluminação pública nas áreas da festa e do entorno, e está finalizando a instalação de refletores para reforçar a visibilidade do espaço na programação noturna.

A Secretaria Municipal de Saúde estará presente com uma tenda onde equipes realizarão ações educativas de prevenção e aferição de pressão arterial, entre outras atividades, promovendo o cuidado com a saúde da população durante os festejos. Equipes de vigilância sanitária também estarão realizando vistorias nos pontos de venda de alimentos, orientando boas práticas de manipulação e visando prevenir riscos às saúdes dos consumidores.

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) também participa da operação com ações de limpeza e capinação na área e no entorno.

“O apoio da gestão municipal aos festejos da padroeira é mais do que uma ação de logística, é um compromisso com a fé e as tradições do nosso povo. Acreditamos na força das manifestações religiosas como parte da identidade de Caucaia e vamos seguir valorizando e difundindo essas celebrações”, afirma o prefeito Naumi Amorim.

Programação dos festejos de Nossa Senhora dos Prazeres:

5 de agosto

17h: Procissão, hasteamento das bandeiras, missa de abertura

Celebrante: padre Vicente, pároco da Bela Vista – Nossa Senhora da Salette

6 de agosto

5h30: Missa no São Gerardo

18h: Terço, Novena e Missa

Celebrante: padre Antônio Carlos, pároco de Parajuru (Beberibe)

7 de agosto

5h30: Missa no Itambé II

18h: Terço, Novena e Missa

Celebrante: padre Flávio, vigário Episcopal

8 de agosto

5h30: Missa no Açude

18h: Terço, Novena e Missa

Celebrante: padre Josileudo, pároco do Araturi

9 de agosto

5h30: Missa no Garrote

18h: Terço, Novena e Missa

Celebrante: padre João Batista, pároco da Messejana

10 de agosto

6h30: Missa no Convento

7h30: 9º Pedalando Com Fé, passeio ciclístico partindo da Praça da Matriz

Inscrições na Secretaria Paroquial: 2kg de alimento não perecível

8h: Missa na Matriz

9h: Missa no Cemitério Sol Poente

9h30: Missa na Lagoa Salgada

18h: Terço, Novena e Missa

Celebrante: dom José Antônio, arcebispo emérito de Fortaleza

11 de agosto

5h30: Missa na Clínica Murilo Amaral

18h: Terço, Novena e Missa

Celebrante: padre Edinaldo, pároco da Tabuba

12 de agosto

5h30: Missa na Vila Gois

18h: Terço, Novena e Missa

Celebrante: padre Josenilton, formador do Seminário São José

Atração: Ministério Fazedores da Paz

13 de agosto

5h30: Missa no Grilo / Missa nas Caraúbas

18h: Terço, Novena e Missa

Celebrante: padre Washington, pároco do Croatá (São Gonçalo)

14 de agosto

5h30: Missa no Bom Jesus

18h: Terço, Novena e Missa

Celebrante: frei Gilmar, reitor e pároco de Canindé

15 de agosto

8h: Missa na Matriz

Oração das Mil Ave Marias

17h: Procissão de encerramento e Missa

Celebrante: padre Rafhael, pároco do Montese (Nossa Senhora Aparecida)

Mais informações:

Durante as novenas, haverá atendimento de confissões.

Após as missas, haverá venda de comidas na barraca da Paróquia e atrações culturais.

No dia 15 de agosto, será realizado o sorteio da festa. Valor da cartela: R$ 10.

Autor: Da redação com ascom/foto: ascom