Norte tem 47% de domicílios sem acesso à Internet

825

53554Estudo elaborado pelo Cetic.br mostra falta de oferta do serviço na região e o aumento no uso da rede pelo celular no país

A região Norte tem 47% de domicílios brasileiros com computador sem acesso à Internet por falta de disponibilidade do serviço. O dado faz parte da pesquisa TIC Domicílios 2013, divulgada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação sob os auspícios da Unesco (Cetic.br) nesta quinta-feira (26), em São Paulo.

O estudo realizado em mais de 16 mil domicílios brasileiros entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014, também apurou que 36% dos domicílios no Norte não possuem acesso à rede em virtude do custo elevado ou por não ter como pagar o serviço. Foram avaliadas as cinco macroregiões brasileiras e segundo o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa, mostra um reflexo do país que coloca o norte em posição desfavorável em relação a outras regiões.

Ele cita disparidades em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), uso de cartão de crédito, taxa de escolaridade e outros indicadores sócioeconômicos. ‘É uma mensagem evidente de que as políticas públicas precisam tratar dessa região’, afirma.

Na fatia de domicílios (26%) da região que possui acesso à rede 36% utiliza banda larga fixa, 17% recorrem ao acesso discado. O acesso via cabo está presente em 15% dos locais pesquisados, o via rádio corresponde a 10%, o via telefone (DSL) a 9% e o via satélite a 5%. O coordenador da pesquisa, Winston Oyadomari, disse que a falta de oferta do serviço na região abre também oportunidades de mercado para empresas que atuam na venda de acesso à Internet.

Febre de celular

Em termos nacionais a pesquisa também destaca o crescimento da proporção de usuários de Internet pelo celular e o maior acesso a tablets e notebooks. O aumento no uso do telefone celular – seja ele ‘smart’ ou não – também aparece como destaque. No ano passado, 85% das pessoas com 10 anos de idade ou mais usavam telefone celular. O percentual equivale a 143 milhões de brasileiros.

O aumento no número de usuários influencia ainda o salto dado pela porcentagem de brasileiros que acessam a Internet pelo telefone celular. Ele passou de 15% em 2011 para 31% em 2013, evidenciando mais que o dobro do número de pessoas com 10 anos ou mais a acessarem a rede pelo aparelho. Uma vez conectados pelo celular, 30% dos brasileiros o utilizam para acessar redes sociais, 26% para o compartilhamento de fotos, vídeos e textos, 25% acessam e-mails e 23% baixam aplicativos.

Apesar do uso intenso da Internet móvel, a pesquisa apurou que boa parte dos usuários utiliza o aparelho para enviar SMS/torpedo (66%) e tirar fotos (55%), atividades que independem da facilidade do acesso via celular. ‘Nem todo mundo utiliza a Internet no telefone celular. O celular é um fenômeno, uma forma de inclusão social rápida’, pondera Oyadomari. ‘Ainda temos o desafio de estimular a sociedade no uso dessa tecnologia, mas dependemos de outras variáveis como a tarifa e ainda temos tarifas muito caras. Temos um caminho a percorrer a respeito do uso da Internet pelo celular’, finalizou Barbosa.