No dia 10 de abril comemora-se no Brasil o dia da engenharia.

884

Essa data foi definida em homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, que morreu em 10 de abril de 1866, quando se encontrava à frente do 1 º Batalhão de Engenheiros (hoje, Batalhão da Escola de Engenharia), protagonizando um dos marcos na história militar brasileira, a conquista da Ilha da Redenção, feito que marcou favoravelmente a vitória dos aliados, na Guerra da Tríplice Aliança, o maior conflito armado internacional ocorrido na América do sul.

 

A engenharia é a ciência de adquirir e aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.

Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente.Sendo um dos conhecimentos mais antigos da humanidade, com a criação de invenções básicas, porém indispensáveis a nossa vida, como a roda, a alavanca e a polia.

 

A origem da palavra “engenharia”, deriva da palavra “engenheiro”, que aparaceu na língua portuguesa no início do século XVI, que se referia a constutor ou operador do “engenho” (um tipo de máquina de guerra). A palavra “engenho”, em si, tem uma origem ainda mais antiga, vindo do latim “ingenium” que significa “génio” ou seja uma qualidade natural, especialmente mental, portanto uma invenção inteligente.

Atualmente encontramos a engenharia em todos os setores de nossa vida se desdobrando em diversas áreas, tais como: Elétrica, Civil, Mecânica, Produção, Computação, Ambiental, entre outras.

Da redação com Faculdades Santo Agostinho/foto ilustrada