No braço: Prefeitura de Caucaia começa retirada de aguapés da Lagoa do Tabapuá

421

É grande a vontade de avistar novamente o espelho d’água da Lagoa do Tabapuá.

Caucaia é um dos municípios cearenses mais ricos em lagoas permanentes, e nessa semana a prefeitura começou a limpeza da lagoa do Tabapuá.

Na lagoa a superfície está toda coberta por aguapés. As plantas estão tão densas que a limpeza está sendo braçal por uma equipe, e colocada em um caminhão para o descarte correto.

O prefeito de Caucaia Vitor Valim, “A gente já começa fazendo a limpeza na lagoa retirando os aguapés que proliferaram neste período, o foco das equipes de limpeza é a retirada de outros resíduos sólidos do fundo da lagoa” disse Valim.

Colapso                                                                

Os aguapés podem ser prejudiciais pois absorvem os nutrientes disponíveis na água e ao mesmo tempo que liberam oxigênio, retiram o gás carbônio da água. Com isso, as plantas aquáticas passam a disputar oxigênio com os peixes, podendo levar a um colapso da vida aquática ali existente.

O trabalho

Neste primeiro momento o trabalho está sendo braçal e deve levar alguns dias para ser concluído e pretende retira toneladas de aguapés, uma espécie de planta que se plorifera em locais onde há poluição.

O aguapé

O aguapé, também conhecido por baronesa, é um vegetal aquático composto por 95% de água, pode crescer até um metro acima da superfície e as raízes também podem chegar a um metro de profundidade. A planta se desenvolve em água poluída, principalmente onde tem esgoto.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro