Naumi Amorim participa do lançamento da campanha Todos Contra o Mosquito

1087

A campanha Todos Contra o Mosquito desenvolve ações permanentes com o objetivo de reduzir focos do Aedes

O prefeito de Caucaia Naumi Amorim (PMB) participou nesta segunda-feira (12/6) do lançamento de ações estratégicas do Governo do Estado do Ceará para combater o mosquito Aedes aegypti.

O objetivo é a mobilização social para a prevenção, já que a prevenção é a principal ação para diminuir os focos do Aedes aegypti.

De acordo com  Naumi Amorim, “Precisamos que cada um faça a sua parte, que a família se una e uma vez por semana faça uma vistoria dentro e fora da casa. Qualquer local pode juntar água limpa e parada e virar um foco” alertou Naumi.

Casos de chikungunya

De janeiro até o começo de junho, Caucaia teve confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) 2.899 casos de chikungunya e 611 casos de dengue. “Os números ainda são altos, mas entraram numa tendência de queda tem duas semanas. Menos gente está sendo diagnosticada e nós acreditamos que é graças à grande mobilização que temos feito em toda a Caucaia”, pontua o prefeito Naumi Amorim.

Liberação de incentivo

 

TODOS CONTRA O MOSQUITO

O governador Camilo Santana anunciou a liberação de incentivo de R$ 10 milhões para os municípios que atingirem os melhores resultados no enfrentamento às arboviroses (dengue, zika e chikungunya). A iniciativa foi divulgada durante o Lançamento de Ações Estratégicas de Combate ao mosquito Aedes aegypti, realizado no Centro de Eventos do Ceará.

 Os critérios

Segundo o governador Camilo Santana, R$ 10 milhões serão rateados entre os municípios com os melhores resultados no enfrentamento às doenças. O incentivo será para as cidades que cumprirem todos os critérios descritos na execução das ações durante todo o próximo semestre.

 Ponto crucial

O ponto crucial para que a campanha siga apresentando resultados eficientes é o trabalho feito por cada família cearense. É preciso fazer o dever de casa dentro das casas. O indicador mostra que 80% dos casos estão dentro das casas. A família precisa verificar se há água parada ou larva no local onde mora. No quintal, naquele depósito atrás da geladeira, no vaso de planta, etc.

 Ação

Além da campanha, o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde continua. São ações de rotinas nos bairros, bloqueios de criadouros com orientação de doentes, eliminação dos criadouros e orientação dos moradores com sintomas, visita aos sábados em casas fechadas, além do mutirão que deve acontecer nas próximas semanas.

Carros fumacê

Na madrugada da última quinta-feira (8/6), mais um ciclo de fumacê foi iniciado para percorrer 513 quarteirões e borrifar inseticida em 11.734 imóveis dos bairros Lagoa do Camurupim, Santa Fé, Urubu, Praia da Tabuba, Eldorado, Carrapicho e Toco. Outras áreas serão beneficiadas em breve.

Todos Contra o Mosquito

A campanha Todos Contra o Mosquito desenvolve ações permanentes com o objetivo de reduzir focos do Aedes. O Estado também conta com o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya, criado em 2015, pelo governador. A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) tem divulgado boletim semanal com a atualização de casos notificados e óbitos por arboviroses.

Autor: Rogério Ribeiro/Foto: Divulgação