Mutirão de Saúde do Viva Melhor Idade contabiliza mais de 500 atendimentos

791

DSC_3367As secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realizou, nesta terça-feira (11), no Viva Melhor Idade (Centro de Referência do Idoso) um mutirão de saúde. Ao todo, foram oferecidos, na própria unidade, 540 atendimentos em diversas especialidades médicas e serviços de estética.

A ação, realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) marcou o início das atividades 2014 do Viva Melhor Idade e contemplou, exclusivamente, os usuários da Unidade com atendimentos médicos nas áreas de oftalmologia, endocrinologia, cardiologia, urologia e ginecologia, além de serviços de estética, como corte de cabelo, depilação e maquiagem.

Além disso, os quase 600 idosos atendidos tiveram a disposição exames de ultrassonografia e glicemia, além de aferição de pressão e aplicação de vacina contra gripe.  Os usuários puderam, ainda, com o auxílio de uma equipe técnica do Sistema Único de Saúde (SUS) solicitar, a confecção gratuita de óculos de grau.

“No ano passado esse grande sonho chamado Viva Melhor Idade completou seu primeiro aniversário de implantação e, desde então, a forma de fazer política de assistência social aos idosos de Roraima avançou. Este mutirão é somente uma entre as diversas ações que realizamos para garantir aos nossos usuários um envelhecimento saudável. Além disso, esse cuidado é a nossa maneira de retribuir tudo que essas pessoas tão especiais já fizeram e ainda fazem por nós”, disse.

De acordo com o governador do Estado, José de Anchieta o Viva Melhor Idade representa o compromisso com o público da terceira idade. “Viver esse momento de reinício de atividades com os nossos idosos é mais que uma ação de governo, é uma realização pessoal. O Viva está mostrando para Roraima e para o todo país que é possível desenvolver programas e ações que contribuam para a melhoria de vida da nossa população”, falou.

Maria Gomes é usuária do Viva há mais de 6 meses e, segundo ela, sentiu saudade da unidade durante o recesso. “Não via a hora de voltar para o Viva, pois aqui tenho muitos amigos e em casa acabo ficando sozinha, sem ninguém pra conversar. Gosto daqui porque somos tratados muito bem e não ficamos ociosos”, contou.

 UNIDADE – No Viva Melhor Idade, os usuários têm acesso a aulas de alfabetização, informática, artesanato, dança, música, teatro, cinema, karatê, natação, hidroginástica, Tai Chi Chuan em uma estrutura com área de sete mil metros quadrados, que inclui bloco administrativo, de saúde, almoxarifado, lavanderia, cozinha, refeitório, área de convivência, salas de aula, salas pedagógicas, salas multifuncionais, quadra poliesportiva, pista de caminhada e piscina coberta.

Os usuários são acompanhados por uma equipe formada por mais de 150 profissionais de diversas áreas, como fisioterapia, psicologia, enfermagem, odontologia, geriatria, fonoaudiologia, assistência social, pedagogia, esporte e lazer.